Assinar
Região à Mesa

Coconuts: O caminho das Índias logo aqui

Há cinco anos nascia o restaurante que se dedica a servir a cozinha original de Goa num intercâmbio para além das grandes descobertas.

Há cinco anos nascia o restaurante que se dedica a servir a cozinha original de Goa num intercâmbio para além das grandes descobertas

Tecnicamente a trajetória foi desbravada por Vasco da Gama, nos idos de 1490, mas isso a história já se cansou de nos contar. Séculos, caravelas e algumas colonizações depois o que resta são hábitos, costumes e, naturalmente, uma influência latente de sabores que não se perderam pelas navegações dos oceanos Índico e Atlântico adentro.

Indiano nascido na antiga colónia de Goa, Cyrano Rodrigues chegou a Portugal em 1971 e revelou esses laços. Entre idas e vindas, temporadas aqui e acolá – incluindo 30 anos na Suíça –, lutou na guerra do Ultramar e decidiu usar como vitória os ensinamentos da mãe, uma cozinheira de afeto e sabores típicos.

“Quando eu comecei, nunca achei que aquilo funcionasse”, lembra sobre a abertura do restaurante Coconuts, que agora em 2019 completa cinco anos. De lá até aos dias atuais a marca passou por três moradas, todas no centro de Leiria, incluindo a atual, no Centro Comercial D. Dinis. Apesar do pouco hábito dos leirienses de frequentar esse tipo de espaços, o cozinheiro e proprietário garante que a empreitada tem sido bem-sucedida, com sinais de evolução. A começar pelo número de lugares: dos 20 iniciais para os 50 atuais, e que costumam ser frequentemente preenchidos. “Por causa de uma boa comida vai-se a qualquer lado”, repete o que costuma ouvir da clientela que, não poucas as vezes, vem de outros pontos de Portugal, especialmente para provar a culinária de fortes aromas e sabores.

Apesar da experiência de bem receber tipicamente suíça, Cyrano não atribui a isso a razão dos felizes primeiros anos do restaurante. “Eu não trouxe o modo como trabalham os hotéis. Eu trouxe a comida caseira”, sublinha para citar receitas que seguem a tradição ao invés de se deixarem levar pela facilidade de acrescentar natas ou mesmo iogurtes em molhos naturalmente à base de leite de coco.

Vindaloo, Xacuti, Caril e Balchão são apenas alguns dos preparos que começaram a jornada da casa e ainda permanecem entre as alternativas da ementa fixa. Nesta, uma dezena de receitas apresenta-se para pedidos diários, enquanto outras, especiais, brilham com destaque uma vez ou outra. É o caso da Feijoada Goesa, assinada obrigatoriamente a quatro mãos com a esposa do chef. Ela, portuguesa do norte, traz o conhecimento das combinações nacionais, enquanto ele se encarrega de incrementar o prato com chouriço típico de Goa, logo picante, e inúmeras especiarias. “Ela dá os conselhos e eu ponho-os em prática. É uma fusão muito boa” garante o indiano que, até este domingo, dia 31, serve a receita aos comensais. “Eles estão sempre a perguntar quando é que eu faço novamente.” Com a garantia pontual do prato vem outra certeza: as inspirações à mesa não se limitam mesmo às descobertas, sejam elas em terra ou mar.

Coconuts

Av. Combatentes da Grande Guerra, no Centro Comercial D. Dinis, 6° piso, Leiria
Telefone 960 064 126
Funcionamento Das 12h às 15h e das 19h às 22h. Aos fins de semana até às 23h. Encerra às segundas e aos domingos apenas para almoço
Faixa de preço 10€
Especial de almoço Pratos a partir de 6 euros com bebida e café

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados