Assinar
Desporto

União de Leiria quer avançar para centro de estágios nos próximos anos

Equipas de formação precisam de mais área de jogo e treino para poder aumentar qualidade de jogo e acolher mais atletas. Após vários projetos falhados, clube está a avaliar nova localização

Em 2006, o então presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, lançou a primeira pedra do que seria o futuro centro de estágios do clube, em Monte Redondo. Projeto nunca passou disso. Foto de arquivo: Sérgio Claro

Monte Redondo, Santa Eufémia, Pinheiros, Regueira de Pontes e Parceiros. Estas são algumas das localidades em Leiria que nos últimos 13 anos foram apontadas como possíveis locais para acolher o centro de estágios da União de Leiria.

A 25 de março de 2006 – passaram 13 anos -, João Bartolomeu, na altura presidente da direção da União de Leiria, colocava a primeira pedra do futuro centro de estágios do clube, na freguesia de Monte Redondo, em Leiria. A cerimónia contou com a presença de vários autarcas locais, o bispo da diocese de Leiria-Fátima e até Valentim Loureiro, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional ficou nas fotografias.

O que mudou de lá para agora? Pouco. O clube, e a SAD, continuam sem centro de estágios e em Monte Redondo já nem a placa consta do local. “Foi partida e depois desapareceu”, conta Céline Gaspar, presidente da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, que quando chegou à junta de freguesia “o assunto já tinha caído por terra”.

O negócio acabou por não avançar devido à dificuldade em adquirir os terrenos para o projeto, ao custo de compra dos mesmos e a falta de investimento.

Naquela zona, próximo do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, nasce agora um campo de futebol 11, balneários e a futura sede social do Motor Clube, numa área de 20 mil metros quadrados, que devem ser inaugurados na próxima época. O terreno foi cedido por um bem feitor e destina-se exclusivamente para fins desportivos, sociais ou culturais.

“Seria sempre um equipamento que ia trazer muito movimento à freguesia e que teríamos muito gosto que existisse. Não sei porque motivos não avançou. Quem sabe se, um dia, com todas as condições reunidas, se possa voltar a anunciar um centro de estágios em Monte Redondo”, diz a autarca.

Faltam relvados

Com a remodelação do estádio de Leiria, para o Euro2004, as equipas de formação do clube tiveram de encontrar um novo espaço para treinar. Em 2007, após vários anos a jogar em múltiplos recintos desportivos da região, adotaram o campo de Santa Eufémia como academia juvenil.

Mais de uma década depois, a atividade formativa do clube continua ali concentrada, com 19 equipas e mais de 250 atletas a treinar e jogar, de segunda a domingo. Mas o espaço começa a faltar e há equipas, a disputar provas nacionais, que chegam a não conseguir ter todo o campo disponível para treinar.

A necessidade não é de agora e Nuno Cardoso, presidente do clube, entende que encontrar uma solução deve ser uma prioridade desta e das futuras direções, na próxima década. “Este investimento é uma obrigação, entre 2020 e 2030. Se queremos melhorar as condições de treino e jogo, melhorar a qualidade dos atletas, aumentar o número de praticantes e as infraestruturas, então criar um centro de estágios tem que ser uma bandeira para quem estiver à frente do clube. Não temos margem para continuar com o que temos”, afirma.

A Academia de Santa Eufémia não tem grande capacidade de ampliação e sofre do mesmo problema que o projeto de 2006: muitos terrenos vizinhos de diferentes proprietários.
Pinheiros e Regueira de Pontes chegaram a ser equacionados por anteriores direções, mas também estes projetos não saíram do papel.

Ter casa própria

Começar do zero é a solução mais provável e a direção do clube está em conversações com a Junta de Freguesia de Parceiros, a estudar a eventual rentabilização da zona desportiva. “Pela primeira vez sentimos que éramos desejados por alguém. Estamos a dar pequenos passos e a avaliar de que forma podemos, se é que podemos, avançar e quais as condições que temos para avançar”, explica Nuno Cardoso.

“Queremos ter uma casa própria. O campo que utilizamos é da junta de Santa Eufémia, a sede do clube, no estádio, é da Câmara. Gostávamos de ter o mesmo apoio que outros clubes da zona urbana têm. Infelizmente isso não acontece e a solução que aparecer, terá que ser encontrada por nós. Mas só podemos dar passos mediante a nossa realidade”, reforça.

A criação de um centro de estágios é bem vista por Alexander Tolstikov, presidente da SAD leiriense, que gostaria de ver o projeto concretizado o mais rápido possível, num trabalho conjunto entre clube e SAD.
“Para o trabalho da formação ter mais qualidade, é necessário melhorar as infraestruturas, construir mais campos para não se colocar equipas de vários escalões a treinar em simultâneo no mesmo retângulo”, afirma o dirigente, presença habitual em Santa Eufémia.

“O futebol hoje em dia para além da importância que tem como projeto social, tem também uma vertente muito importante como negócio. Se ofereceres à formação mais e melhores infraestruturas, atrais mais miúdos, aumentas as hipóteses de formar atletas com mais qualidade, que posteriormente, irão trazer ao clube/SAD maiores rendimentos que ajudarão ao crescimento em dimensão e em influência na vida social da região”, salienta Alexander Tolstikov, que se assume “de corpo e alma para fazer crescer a influência da União de Leiria no futebol português”.

A verdade é que o emblema histórico do futebol nacional está há sete anos afastado do principal escalão e luta, época após época, para regressar. Se quando o conseguir, já terá um centro de estágios é o que ainda falta saber.

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

“Este investimento é uma obrigação. Se queremos melhorar as condições de treino e jogo, melhorar a qualidade dos atletas, aumentar o número de praticantes e as infraestruturas, então criar um centro de estágios tem que ser uma bandeira”

“Gostava muito que a cidade de Leiria se juntasse toda à volta do clube e que, em vez de algumas pessoas andarem a falar mal, fizessem o que podem para ajudar o clube na sua caminhada para o topo do futebol português”

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados