Assinar
Alvaiázere

Passes mensais com desconto de 50 por cento a partir de maio na Região de Leiria

Os passes mensais dos transportes públicos municipais e intermunicipais vão sofrer uma redução de 50 por cento dos dez concelhos da Região de Leiria. A medida entra em vigor em maio.

Redução nos transportes públicos dura até 2021 Foto: Joaquim Dâmaso

Passes mensais com uma redução de 50 por cento no preço e aumento da oferta nos transportes municipais. A decisão está tomada e, a partir de maio, os dez concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vão contar com uma redução, em 50%, do tarifário dos passes mensais dos transportes públicos municipais e intermunicipais.

Nesta região, “estima-se que a população beneficiária da redução tarifária se situe entre os 7.500 e os 10.000 passageiros, prevendo-se que este plano entre em funcionamento em maio de 2019, com duração até dezembro de 2021”, aponta a CIMRL que adianta ter apresentado ao Governo o plano de aplicação do programa de apoio à redução tarifária.

Na prática, pelas contas da CIMRL, os passes municipais/intermunicipais interurbanos irão passar de um custo médio de 53 euros para um valor abaixo de 30 euros. Os passes urbanos descem de 15 para 10 euros.

Muito embora esta medida não seja alargada aos passes escolares (pré-escolar, ensino básico e secundário), está previsto que beneficie duplamente os estudantes do ensino superior, “uma vez que o Instituto de Mobilidade e Transportes irá aplicar a redução do passe sub-23”, após o desconto aprovado pela CIMRL.

A comunidade intermunicipal aprovou ainda a verba de 550 mil euros que serão canalizados para a redução tarifária e decidiu igualmente destinar 52.500 euros em medidas de aumento da oferta e expansão das redes Mobilis (Leiria), POMBUS (Pombal) e TUMG (Marinha Grande).

A medida, anunciada em março pela CIMRL, abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

O essencial da medida

Quando começa o desconto?
A comunidade intermunicipal prevê que arranque já em maio e dura até o final de 2021.

Como se pode beneficiar?
A adesão é voluntária, gratuita, automática e processa-se através da apresentação de um formulário junto dos operadores.

Os benefícios podem mudar?
Sim, a percentagem da redução, assim como os títulos abrangidos, serão definidos pela CIMRL, em função da monitorização que for efetuada à implementação deste plano, podendo ser sujeita a alterações ao longo do tempo.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados