Assinar
Região à Mesa

Bistrô 85: Um refúgio com ares de lounge bar na Batalha

Abriu para servir de apoio ao Hotel São Jorge mas revela potencial próprio com ajuda de uma ementa atual, coquetelaria e decoração arejada.

Bistrô 85 funciona na Batalha

Abriu para servir de apoio ao Hotel São Jorge mas revela potencial próprio com ajuda de uma ementa atual, coquetelaria e decoração arejada

As entradas são independentes, embora ambos os negócios usufruam do mesmo espaço verde – uma grata surpresa pela localização, à beira da estrada nacional que corta a Batalha. A relação entre o novo espaço que serve oficialmente os hóspedes do Hotel São Jorge, todavia, não é puramente empresarial. Desde que Joana Rino tem memória, a área de bar do local estava encerrada. Depois de estudar hotelaria e viajar pelo mundo em busca de experiências, no entanto, a neta do fundador da hospedaria tomou para si o desafio de dar nova vida ao estabelecimento, intitulado agora de Bistrô 85.


Apoiada pelo avô e pelo pai, atual gestor do complexo, a jovem de 28 anos esboçou o projeto e colocou-o em prática no inverno. “Não nos fazia sentido abrir só para os clientes do hotel”, comenta a decisão que veio acompanhada de um cardápio de lanches leves para partilhar, inspirado, sobretudo, em tendências atuais e feito com base nos sabores de que Joana gosta.

A ideia ali não é ser um restaurante e o ambiente ajuda a ter isso em mente. A decoração iluminada, com janelões que transformam o local em open space, deixa subtil a informalidade, típica das refeições mais relaxadas. Nenhum elemento, porém, surge ao acaso. Ao somar temporadas em Miami, Malásia e Dubai, a agora empresária soube o que selecionar para criar a atmosfera que desejava. O resultado é um negócio que, apesar do nome francês, se assemelha aos lounges bars litorais. “Na Malásia os espaços são todos assim, com muito verde, muitas plantas, o que eu acho que transmite uma energia ótima”, comenta o conceito.

Portanto wraps, saladas e tostas, como a que leva tapenade de azeitonas pretas, chourição, rúcula e queijo da Ilha, ficam como a parte mais substancial da ementa, enquanto petiscos à la chévre no forno compõem as experiências para demorar pela tarde, com direito a vista para a piscina. Desde junho é naquele espaço, inclusive, que acontecem as pool parties organizadas pelo empreendimento. Com direito a uma bebida, menu especial e DJ, os clientes, na ocasião, podem usufruir da área tal como um hóspede. A próxima será em setembro, a fechar o verão, com entrada a 5 euros.

A acompanhar o clima tropical quase permanente do negócio, está a carta de bebidas que começa com sumo do dia – banana e kiwi é a combinação mais pedida – e estende-se pela parte de cocktails. Há desde os exemplares mais icónicos, do tipo moscow mule, até variações como o mojito de maracujá e as sangrias, em três versões com frutos vermelhos, todas feitas na casa.

E tal como o ambiente, a secção doce também passeia pelo mundo: fondant de chocolate, panquecas americanas e açaí complementam a gastronomia que não se estende muito. A listagem objetiva, contudo, pode sofrer alterações em caso de eventos, como as celebrações ao melhor estilo low budget que o empreendimento tem recebido. “Nós tratamos de tudo”, garante Joana que, mais uma vez, coloca em prática as inspirações de sabores e adereços para bem receber.

Bistrô 85

Hotel São Jorge, Estrada Nacional N1, Batalha
Funcionamento: Todos os dias das 17h às 00h. Aos sábados e domingos até 1h
Preço médio: 10 euros

 

Jessica Germano
Jornalista
jessica.m.germano@regiaodeleiria.pt

Fotos: Bistro 85 e Visitfoods

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados