Assinar

Marinha Grande inaugura nova ligação de autocarro a Vieira de Leiria

O Município da Marinha Grande inaugura hoje, quarta-feira, o circuito urbano dos transportes municipais na freguesia de Vieira de Leiria, passando todas as freguesias do concelho a estar cobertas com transporte.

Ligação da Marinha Grande a Vieira de Leiria arranca esta quarta-feira Foto de arquivo: CMMG

O Município da Marinha Grande inaugura hoje, quarta-feira, o circuito urbano dos transportes municipais na freguesia de Vieira de Leiria, passando todas as freguesias do concelho a estar cobertas com transporte.

O circuito urbano de Vieira de Leiria da TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande é inaugurado na manhã desta quarta-feira, começando a funcionar oficialmente a partir do dia 02 de setembro.

“Este é um desejo e uma ambição antiga e legítima da população de Vieira de Leiria. Para nós, é um momento importante, porque depois de no ano passado a TUMG ter chegado à freguesia da Moita, agora chega à freguesia de Vieira de Leiria, abrangendo assim todas as freguesias do nosso concelho”, adiantou à Lusa a presidente do Município da Marinha Grande, Cidália Ferreira (PS).

Com um investimento de 150 mil euros por parte da TUMG, a autarca considerou que este novo circuito – linha laranja – é um passo “importante para a sustentabilidade na mobilidade urbana”.

Nesta fase inicial, será afetado um autocarro a este novo circuito, “com o compromisso de ajustar a oferta com a procura que se verifique nos primeiros tempos de utilização”, acrescentou, explicando que a lotação é de 15 lugares sentados e 10 em pé.

“Atendendo a que estamos a prestar um serviço público decorrente de uma necessidade que tem sido manifestada pelos cidadãos, acreditamos que o número de utilizadores será significativo, em proporção com o número de residentes em Vieira de Leiria, que se situa nos 6.000 habitantes”, afirmou Cidália Ferreira.

A autarca lembrou ainda que o circuito abrange a Praia da Vieira, “uma estância balnear que atrai milhares de turistas”, pelo que “é expectável que nos meses de verão os índices de utilização sejam significativamente superiores”.

Cidália Ferreira apontou que os potenciais utilizadores deste circuito urbano serão a “população estudantil e idosa”, uma vez que “são estes os que mais dificilmente têm acesso a outros meios de transporte”.

“Apesar de existir um circuito especial de transporte escolar, este é preferencialmente dirigido aos alunos do ensino pré-escolar, básico, 1.º e 2.º ciclos. Os alunos que frequentam o 3.º ciclo e o secundário optam por um transporte que lhe ofereça mais alternativa de horários, o que se coaduna com o transporte urbano, mais abrangente e flexível”, acrescentou.

Este circuito da TUMG vai ligar os vários lugares da freguesia de Vieira de Leiria à Marinha Grande, no distrito de Leiria, e vice-versa.

Até ao final o mês vai ser possível utilizar gratuitamente a nova ligação entre a Marinha Grande e Vieira de Leiria. Durante a manhã e até ao dia 31, as novas linhas disponibilizadas pela TUMG, podem ser experimentadas sem custo, visando “permitir uma melhor perceção, quer do percurso quer dos horários”, explica a administração da empresa.

As duas novas linhas iniciam o funcionamento regular e oficial a 2 de setembro e vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h40 e aos sábados, das 07h45 às 13 horas, avança a administração da TUMG.

Ainda de acordo com a empresa “o valor dos passes será o mesmo dos atualmente em vigor para a Marinha Grande”, sendo que para os portadores de passe a ligação entre a cidade e Vieira de Leiria e regresso terá um valor de 80 cêntimos.

Confira os horários e as paragens das novas linhas:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados