Assinar
Cultura

Livro sobre Museu de Leiria faz ponto da situação da história da região

A história centenária do Museu de Leiria e do espaço que atualmente ocupa, o Convento de Santo Agostinho, é contada num livro que foi lançado domingo, 29 de setembro, e que pretende fazer um ponto da situação da história da região.

A monografia “Museu de Leiria” sintetiza a história daquele espaço, criado em 1917, mas também das coleções que o constituem e do edifício que o alberga, registando o processo de reconversão e instalação do museu, adianta a autarquia.

A publicação conta com o contributo de 27 especialistas de múltiplas entidades diversas com papel ativo nos conteúdos presentes no Museu de Leiria, num trabalho coordenado por Vânia Carvalho, da Câmara Municipal de Leiria, e António Tavares e Alice Cravo, da empresa ArqueoHoje.

A monografia inclui capítulos dedicados à reconversão do Convento de Santo Agostinho ao programa museológico do museu, a história do edifício, construído no século XVI, a história atribulada do próprio Museu de Leiria, que levou quase um século a abrir em definitivo ao público, e, por fim, uma análise à identidade e território de Leiria.

A obra, segundo a autarquia, apresenta “perspetivas tão diversas quanto as especializações dos autores” presentes na obra, abrangendo arqueologia, biologia, geologia, história, arquitetura à conservação e restauro.

“O museu é polifónico e, como tal, esta monografia também o é”, sublinha nota do município.

O trabalho é destinado “a todos os que pretendam conhecer mais aprofundadamente a história e as características do museu enquanto instituição e enquanto monumento, o Convento de Santo Agostinho”.

A monografia “Museu de Leiria” “estabelece um ponto de situação sobre a história da região de Leiria, em termos identitários e territoriais”, apresentando-se, por isso, como valioso para simples curiosos, estudantes, mas também “investigadores que trabalham sobre estes temas”.

Inaugurado em instalações definitivas no Convento de Santo Agostinho em 12 de junho de 2015, o Museu de Leiria recebeu até meados de setembro 61.027 visitantes, incluindo os participantes em centenas de iniciativas de cariz cultural que ali decorreram desde a abertura, sejam conferências, seminários, performances ou concertos.

O trabalho e ação do Museu de Leiria foram reconhecidos nacional e internacionalmente, nomeadamente através da atribuição do primeiro lugar no Prémio Melhor Trabalho sobre Museografia 2016 e menção honrosa na categoria Melhor Museu 2016, atribuídos pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia, menção honrosa em Acessibilidade Física, atribuída pelo Prémio Acesso Cultura 2016, primeiro lugar no Prémio Concelho Mais Acessível 2016, na categoria Lazer, Património e Turismo, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e Prémio The Silletto, do European Museum Forum – EMYA 2017.

Mais recentemente, o Museu de Leiria tornou-se membro do Clube de Excelência “The Best in Heritage”, atribuído em parceria pela Europa Nostra e ICOM (International Council of Museums), tendo recebido o Prémio Marketing Cultural, da APOM em 2018, no âmbito da exposição “ReBelDes”, e Prémio Projeto Internacional, também da APOM, em 2019, pelo trabalho desenvolvido para o Congresso Internacional “O Menino do Lapedo: 20 anos depois” e exposição itinerante na Croácia, comemorativos dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo.

A monografia sobre o Museu de Leiria está dividida em quatro capítulos principais: “Do projeto de reconversão do Convento de Santo Agostinho ao programa museológico do Museu de Leiria”, “2. História do Edifício”, “História do Museu de Leiria” e “Leiria: Identidade e Território”. A edição pode ser adquirida nos espaços museológicos da cidade (Museu de Leiria, Moinho do Papel, mimo, Agromuseu D. Julinha) e custa 10 euros

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.