Assinar

Programa Mares Circulares limpa areal do Bom Sucesso

Antes da intervenção na praia, na próxima terça-feira, os participantes vão receber uma breve formação sobre a problemática do lixo marinho e a importância da reciclagem. Participação é gratuita.

Os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos e cerca de 50 utentes do Programa Melhor Idade, também em Óbidos, são apenas alguns dos participantes numa iniciativa de limpeza de praia que vai decorrer no Bom Sucesso na próxima terça-feira, dia 22, entre as 10 e as 12 horas.

Qualquer cidadão se pode juntar à iniciativa e a participação está à distância de um email para a Liga para a Proteção da Natureza pelo endereço  geral@lpn.pt (indicando nome e data de nascimento).

Antes da recolha do lixo no areal, os participantes vão receber uma breve formação sobre a problemática do lixo marinho e como chega às praias, a importância da reciclagem e da separação correta de resíduos, a necessidade do consumo responsável e do investimento na economia circular.

A iniciativa faz parte do programa “Mares Circulares”, inserida no programa de responsabilidade social e corporativa “Avançamos”, estratégia de sustentabilidade que a Coca-Cola European Partners tem em curso até 2025, com objetivos e metas de desenvolvimento sustentável para os seus produtos, cadeia de valor e ambiente, e conta com o apoios da da LPN – Liga para a Proteção da Natureza e da Câmara Municipal de Óbidos na coordenação da ação de limpeza.

Este ano, o Programa “Mares Circulares” já promoveu intervenções na costa de Viana do Castelo, na Caloura (Ilha de São Miguel), na praia de Galapos (Setúbal) e na Praia de São Jacinto (Aveiro), com a participação de mais de 1.800 voluntários.

Estão ainda previstas acções em Grândola (23 de outubro na Praia de Melides), Matosinhos (30 de outubro na Praia do Aterro), Gaia (31 de outubro na Praia de Salgueiros), Faro (7 de novembro na Praia de Faro), Seixal (12 de novembro na Ponta dos Corvos) e Porto Santo (13 de novembro na Praia do Porto Santo).

O ano passado, na primeira edição deste programa promovido pela Fundação Coca-Cola e pela Coca-Cola European Partners (CCEP), foram retirados cerca de 800 quilos de lixo de seis praias portuguesas e enviados para tratamento e reciclagem seletiva. O PET foi reeintroduzido na cadeia de valor, dando origem a novos materiais e  uma segunda vida às embalagens.

“Como resultado do projecto, a Coca-Cola produziu este ano as primeiras garrafas no mundo fabricadas com material proveniente de plástico marinho e aptas para serem utilizadas em alimentação e bebidas. As 300 garrafas apresentadas este mês em Londres utilizaram 25% de plástico reciclado proveniente de praias e fundos marinhos de  Portugal e Espanha. Estas garrafas demonstram a capacidade das inovadoras e revolucionárias técnicas de reciclagem que permitiram transformar um plástico PET muito degradado em matéria-prima de alta qualidade”, informa a marca em comunicado.

A nível ibérico, este programa contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 km de costa em colaboração  com diversas ONG’s e o contributo de milhares de voluntários de instituições, associações e sociedade civil.

“É um projecto global que pretende contribuir para uma mudança de mentalidade que permita criar soluções ambientalmente sustentáveis para o problema do lixo marinho, numa sociedade constituída por cidadãos mais informados e responsáveis”, acrescenta a mesma nota.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados