Nuno Matos Valente, autor e editor da editora alcobacense Edições Escafandro, está entre o lote de autores portugueses selecionados este ano para desenvolver projetos de escrita ao abrigo de uma Bolsa de Criação Literária. Foram atribuídas Bolsas de Criação Literária a 12 autores, entre os quais se conta o professor, natural de Lisboa, a residir em Alcobaça. A Nuno Matos Valente, fundador e editor da editora Edições Escafandro e autor de nas áreas da didática e literatura infanto-juvenil, foi atribuída uma bolsa semestral. Os nomes dos autores contemplados com esta bolsa foram divulgados pelo Ministério da Cultura esta quarta-feira, dia 27.

Nuno Matos Valente 

Francisco Sousa Lobo e Sofia Neto, em banda desenhada, Lígia Soares, em dramaturgia, Diogo Paiva, Afonso Reis Cabral, João Maria Lourenço e Judite Canha Fernandes, em ficção narrativa, João Pedro Fonseca, Nuno Matos Valente e Susana Moreira Marques, em literatura para a infância e juventude, e ainda Margarida Vale de Gato e Inês Sofia Jacob, em poesia, foram os autores selecionados.

Foram atribuídas seis bolsas anuais e seis semestrais, que correspondem a um valor mensal de 1.250 euros. O montante global a atribuir no concurso deste ano foi de 135 mil euros.

O júri foi constituído pelos autores Luísa Ducla Soares, Paula Gomes Magalhães, Carlos Pessoa, Fernando Cabral Martins, Luísa Costa Gomes e Julieta Monginho.