Assinar
Cultura

Livro de histórias sobre a Leiria medieval ajuda a combater preconceitos

“Leiria Medieval – uma vila de mouros, judeus e cristãos” é o terceiro livro de uma coleção que conta histórias da cidade aos mais novos.

Joana Magalhães
Jornalista
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Há mais de 500 anos Leiria ainda não era uma cidade. Vivia-se a época medieval e a forma de estar e trabalhar dos habitantes era bem diferente da atual. O dia-a-dia definia-se por aquilo em que mais acreditavam: a religião.

“Leiria Medieval – uma vila de mouros, judeus e cristãos” é o terceiro livro de uma coleção que conta histórias da cidade. Foi apresentado esta manhã, 6 de novembro, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), mais concretamente na Igreja da Misericórdia, espaço fulcral para o entendimento da evolução da vila, mais tarde cidade, ao longo dos séculos. A história agora editada pela Barca do Inferno, numa encomenda do município de Leiria, descreve alguns episódios vividos pelos crentes das três religiões, que coabitaram em Leiria.

“Os cristãos não podiam ser empregados dos judeus ou dos mouros. Mas o contrário acontecia e muitos deles eram escravos, especialmente os mouros”, recorda ao REGIÃO DE LEIRIA Mafalda Brito, autora do livro e dos textos que surgem acompanhados pelas ilustrações de Rui Pedro Lourenço.

Para a primeira sessão de apresentação da nova obra, o município de Leiria convidou o público alvo do livro infantojuvenil: as cadeiras do CDIL foram ocupadas por alunos dos 3º e 4º anos das Escola Básica Amarela, em Leiria.

Depois de ouvirem parte da história agora editada, as crianças fizeram o Roteiro da Judiaria com a equipa de serviços educativos do CDIL, passando em alguns dos locais falados no livro e que agora servem propósitos distintos de outras épocas.

Mafalda Brito considera importante que as crianças conheçam a realidade vivida há 500 anos e, assim, se ajude a afastar alguns preconceitos que subsistem até aos dias de hoje. “Este livro é importante pela questão da multiculturalidade. Está-se sempre a falar nisto, mas ainda há muitos preconceitos que é preciso desfazer”, acrescenta.

 

Coleção “Leiria com livros”

“Leiria medieval” é o terceiro livro da coleção “Leiria com livros”, uma encomenda do município de Leiria à editora Barca do Inferno. Todos os volumes estão à venda nas lojas do Museu de Leiria, mimo – Museu da Imagem em Movimento e Moinho do Papel.

O mais recente título, “Leiria Medieval”, lançado em novembro de 2019, convida a descobrir um passado de convivência entre as comunidades judaica, islâmica e cristã em Leiria.

Lançado no final de 2018, “O Menino do Lapedo” conta uma das páginas mais importantes da história da região, a partir do achado arqueológico no Vale do Lapedo, Santa Eufémia. O livro conta aos mais novos uma história com quase 30 mil anos, que nos fez chegar ao que somos hoje.

 

Editado em 2018, “Nós” conta a história de quatro artistas que marcaram Leiria: Narciso Costa, António Varela, Luís Fernandes e Lino António. Unidos num quadro famoso de Lino António – intitulado “Nós” – e na vida, os quatro amigos marcaram uma época em Leiria e nas artes de Portugal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.