Assinar

Agravamento das condições meteorológicas deixa Leiria sob aviso laranja

Prevê-se, para as próximas 48 horas, precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral, e agitação marítima forte em toda a costa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, com o distrito de Leiria a ficar sob aviso laranja.

A partir das 18 horas desta quarta-feira, dia 18, o distrito de Leiria está sob aviso amarelo para precipitação forte e persistente, acompanhada de trovoada, e agitação matítima, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas as condições meteorológicas vão agravar-se na quinta-feira.

O vento forte levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir aviso laranja para o distrito de Leiria a partir das 12 horas de quinta-feira, dia 19, e as 3 horas de sexta-feira, dia 20, com rajadas que podem atingir entre os 95 e os 120 km/h.

O distrito está ainda sob aviso laranja devido à agitação marítima a partir das 6 horas de quinta-feira, dia 19, e as 6 horas de sexta-feira, dia 20, com ondas de oeste/sudoeste com 5 a 7 metros de altura.

A precipitação forte, que pode ser acompanhada de trovoada, deixa o distrito sob aviso amarelo até às 21 horas de quinta-feira, dia 19.

A Proteção Civil alerta para a “possibilidade de inundações rápidas em meio urbano” e por “transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis” e para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água.

A intempérie poderá ainda causar “danos em estruturas montadas ou suspensas”, levar à queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira, indica em comunicado.

O aviso laranja, o segundo mais grave, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados