As crianças e adolescentes que frequentam a catequese na paróquia da Bajouca e as suas famílias são os autores de 50 presépios que podem ser apreciados na igreja local até dia 12 de janeiro.

A convite do secretariado da catequese, utilizaram os materiais e o número de figuras que entenderam, embora incluindo sempre as três principais – Maria, José e o Menino Jesus – e respeitando uma dimensão pré-definida.

Os visitantes podem observar presépios construídos com os mais variados materiais, como madeira, cortiça, produtos reciclados ou da natureza.

Quanto ao presépio da igreja, foi construído pelos 28 jovens do 10º ano da catequese. Trata-se de uma cabana construída com matérias típicos da região.

O telhado foi feito com 31 telhas antigas preparadas pelos catequizandos e os catequistas. Cada jovem decorou e assinou uma telha.

No que respeita “ao tradicional presépio do adro da igreja, que tinha “caído” um bocadinho nos últimos anos nasceu, mais uma vez este ano, bonito, simples e acolhedor” como descreve a Rede, o órgão oficial da Diocese de Leiria-Fátima.

Esta representação do nascimento do Menino Jesus concretizou-se “graças ao empenhamento de um grupo de pessoas de todas as idades a que se juntou o padre João e que, durante mais de um mês, deu o seu melhor por esta obra”, conclui.