Assinar
Leiria

Doentes do Centro Hospitalar de Leiria recebem companhia na noite de Natal

Familiares e amigos vão poder passar a consoada com os utentes internados e horário das visitas será alargado, sem interrupções.

Hospital de Leiria

Por considerar a importância da família e dos amigos na recuperação do doente, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) volta a permitir que os utentes internados jantem com os seus familiares na noite de consoada. Os doentes vão poder ainda passar mais tempo com a família e os amigos, já que, na época festiva, o horário para visitantes é alargado, sem interrupção.

Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Humanização do CHL, que dedica o seu trabalho a minimizar o impacto da doença na vida de doentes e famílias. A alterações aos horários de visita respeitam o bom funcionamento dos serviços de internamento nas três unidades – Hospital de Santo André, Hospital Distrital de Pombal e Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira – e possibilitam às famílias e amigos aproveitar para passar mais algum tempo com os doentes internados.

Nos dias 23, 24, 25 e 31 de dezembro de 2019 e dia 1 de Janeiro de 2020 as visitas decorrerão nos serviços de internamento dos três hospitais entre as 15h00 e as 20h30, sem interrupção, exceto na Medicina Intensiva (HSA), em que decorre das 15h30 às 16h00 e das 19h00 às 19h30; na Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (HSA), em que decorre das 15h30 às 16h30 e das 19h00 às 20h00; na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente (HSA), em que decorre das 15h30 às 16h30 e das 19h00 às 20h00; e na Unidade de Internamento de Curta Duração (nas três unidades hospitalares) em que o horário de visita decorre das 14h30 às 15h30 e das 19h00 às 20h00. O número de dois visitantes por doente, em simultâneo, mantém-se inalterado.

Na noite de 24 de dezembro os familiares vão poder jantar com os doentes nos serviços de internamento, ficando a refeição a cargo dos familiares. Para este efeito, as famílias deverão questionar a equipa de enfermagem, que lhes explicará as condicionantes, caso a caso.

Neste período, o CHL informa que deseja aos seus utentes e familiares que respeitem a privacidade, individualidade e repouso de quem com eles partilha as enfermarias, e que aproveitem da melhor forma esta época festiva. O Centro pede ainda que todos tenham sempre presente que se mantém a necessidade de cumprimento do Regulamento de Visitas e Acompanhantes, disponível no site do CHL.

Já no dia 25, é a vez do Pai Natal fazer uma visita às crianças e idosos internados no Hospital de Santo André, em Leiria, e no Hospital Distrital de Pombal, numa atividade marcada por surpresas. A iniciativa é da Associação Dimitri Francisco, criada por um grupo de 40 voluntários portugueses residentes em França, que, ao longo dos anos, realizam estas e outras ações de homenagem e ajuda em diversas instituições. A que convida o Pai Natal a visitar o CHL acontece pelo terceiro ano consecutivo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados