Assinar
Cultura

Maestro e dez músicos da região de Leiria a caminho de Chicago com Orquestra de Sopros da ESML

É um momento único para a música nacional: a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Leiria (ESML) está a caminho dos Estados Unidos da América. A liderá-la está o maestro Alberto Roque, de Leiria, e a comitiva integra ainda dez músicos de Ourém, Nazaré, Caldas da Rainha e Leiria. 

É um momento único para a música nacional: a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Leiria (ESML) está a caminho dos Estados Unidos da América para participar na The Midwest Clinic, em Chicago. A liderá-la está o maestro Alberto Roque, de Leiria, e a comitiva integra ainda dez músicos de Ourém, Nazaré, Caldas da Rainha e Leiria.

É a primeira vez que uma banda nacional integra o programa da conceituada conferência internacional, que envolve cerca de 18 mil músicos de 30 países. Além disso, a Orquestra de Sopros da ESML é a única formação europeia de nível universitário presente.

“Para mim é uma honra muito grande poder participar neste importante evento”, assume Alberto Roque, que dirige a Orquestra de Sopros desde 2004, ano da fundação.

A participação, acredita, terá “grande impacto na divulgação da nossa música portuguesa e também na promoção da qualidade técnica e artística que as nossas escolas artísticas têm realizado em Portugal ao longo deste últimos anos”.

A digressão decorre de 15 a 22 de dezembro e, além da participação no The Midwest Clinic, em Chicago, a Orquestra de Sopros fará concertos na Universidade de Illinois e no Carthage College, em Kenosha, no Wisconsin.

Entre os portugueses que viajam para a América do Norte nos próximos dias estão vários músicos da região de Leiria. Alberto Roque explica que isso é resultado de “intensa atividade na educação dos seus jovens – e também menos jovens! – músicos” que as bandas filarmónicas e escolas de música têm desenvolvido e que, “ano após ano, têm integrado cursos superiores de música nas principais escolas nacionais”.

Além do maestro Alberto Roque, detentor de relevante currículo internacional na direção de bandas e orquestras e desde sempre ligado à Sociedade Artística Musical dos Pousos, há dez músicos na Orquestra de Sopros que são da região: Rute Santos Vieira (fagote) e Carolina Alves (trompete) são de Ourém, sendo que Carolina reside em Leiria, enquanto Cristiana Moreira (flauta), Hugo Pedrosa (trombone), João Ferreira (trompete) João Mateus Vieira (trombone baixo), Miguel Alves (tuba) são de Leiria. A Nazaré está “representada” por Nuno Mendes (saxofone) e Raquel Alexandre (saxofone), enquanto Joana Sá (saxofone) é de Caldas da Rainha.

A comitiva da Orquestra de Sopros da ESML integra 65 elementos e por isso a viagem comporta custos elevados. No total são quase 60 mil euros, exigindo a deslocação de cada participante mais de 900 euros. Para ajudar a suportar a digressão, a Orquestra lançou uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL. O maestro Alberto Roque convida “todas as pessoas a participar neste importante momento de promoção do nosso património cultural. Todos juntos podemos fazer a diferença. Obrigado”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.