Assinar

Coronavírus. “Estamos num colégio com médicos e condições ótimas”

A transferência para um colégio adaptado a unidade hospitalar do grupo que integra Daniel Silvério Mateus e Hélder Vigia ficou concluída pelas 13h30 (menos nove em Portugal continental).

Hélder Vigia, da Nazaré, à saída do Diamond  Princess esta madrugada (hora de Portugal)

Os dois tripulantes do navio Diamond Princess naturais de Alcobaça e Nazaré começaram esta sexta-feira, dia 28, um período de quarentena num colégio adaptado a unidade hospitalar e centro de acolhimento na cidade de Wako, na província de Saitama, no Japão.

A transferência do grupo que integra Daniel Silvério Mateus e Hélder Vigia ficou concluída pelas 13h30 locais (menos nove em Portugal continental).

Além destes portugueses, o grupo inclui um cidadão natural do distrito de Lisboa. Os três têm apresentado testes negativos à presença do Coronavírus.

“Estamos num colégio que está a funcionar como se fosse um hospital, com médicos e outro pessoal, incluindo vigilantes. Mas hoje já não nos devem fazer nada, é de noite”, disse ao REGIÃO DE LEIRIA Hélder Vigia, pelas 20h00 locais.

A distância desde o Diamond Princess até ao National Tax College Wako Campus, em Wako, demorou “uma hora e meia” a percorrer de autocarro, adiantou Hélder Vigia.

Estes três portugueses viajaram integrados num grupo de 20 pessoas, de diferentes nacionalidades, que estavam no navio de cruzeiros, mas no centro de acolhimento encontram-se mais.

O espaço “tem condições ótimas e os quartos são razoáveis”, descreveu Hélder Vigia.

Além de Adriano Maranhão, internado num hospital no Japão, há um quinto português, com cerca de 40 anos, que integrava este grupo e saiu do navio duas semanas antes de ser conhecido o caso daquele canalizador da Nazaré. Nesta quinta-feira, 27, foi revelado que apresenta “indícios” do Coronavírus.

Este homem, natural do norte do país e que exercia funções de supervisão no navio, pediu confidencialidade, mas a sua situação era conhecida. Sabia-se que estava hospitalizado e doente, mas não a razão concreta, que só agora foi revelada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os portugueses devem passar um período de 14 dias de quarentena no colégio adaptado a unidade hospitalar, perto de Tóquio, no Japão, e poderão sair depois se continuarem com testes negativos para o Coronavírus.

Está internado infetado com Coronavírus num hospital no Japão Adriano Luís Maranhão, canalizador, de 41 anos, natural da Nazaré. É casado e têm três filhas, de 3, 5 e 8 anos.

Quanto a Daniel Silvério Mateus, de 54 anos, residente em Alcobaça, é carpinteiro, casado e tem dois filhos, de 10 e 27 anos.

Hélder Vigia é o outro português natural da Nazaré, tripulante do Diamond Princess, atracado no Japão. É técnico de manutenção, tem 49 anos, é casado e pai de duas jovens, de 16 e 25 anos.

Carlos Ferreira
Jornalista
redacao@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados