Assinar
Desporto

Leiria oficializa candidatura à Cidade Europeia do Desporto em 2022

“Níveis de atividade física e desportiva na cidade de Leiria são ímpares na realidade nacional”, refere vereador do desporto.

Desporto

A candidatura de Leiria como Cidade Europeia do Desporto em 2022 vai ser oficializada  esta quarta-feira, 19, e o principal argumento para a ação é de que a capital do distrito “respira desporto”, segundo o vereador com este pelouro no município. “Os níveis de atividade física e desportiva na cidade de Leiria são ímpares, na realidade nacional”, garante à agência Lusa Carlos Palheira.

A candidatura, que tem o lema de “Leiria é de todos e para todos”, será apresentada publicamente amanhã numa cerimónia pública a ter lugar na praça Rodrigues Lobo, a partir das 21 horas. Na ocasião, o município fará a entrega oficial do questionário à Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES) Portugal, entidade que oficializa a candidatura.

O momento inclui ainda uma festa envolvendo o associativismo desportivo da cidade, instantes antes da tradicional corrida e caminhada semanal Brisas do Lis Night Run.

A candidatura desportiva tem o lema “Leiria é de todos e para todos” Foto: Joaquim Dâmaso

“O desporto tem hoje uma grande expressão no nosso território. Leiria acredita nos valores intrínsecos do desporto e que estes ajudam a criar uma sociedade cada vez melhor”, realça o vereador. Neste contexto, ser Capital Europeia do Desporto ajudará Leiria a aumentar a “notoriedade e visibilidade em termos nacionais e internacionais” e “projetará tudo o que de bom faz na área do desporto”.

“Estamos a capacitar o concelho com um conjunto de infraestruturas que vão melhorar e aumentar as possibilidades de prática desportiva formal e informal”, frisa Carlos Palheira. A nível associativo, a atribuição do título em 2022 pode configurar “uma grande oportunidade para mostrar tudo o que de bom se faz cá”, acrescenta.

A par disso, assiste-se a um “crescimento em termos absolutos do número de praticantes, do número de clubes, do número de eventos, da diversidade da prática em Leiria, do número de instalações desportivas, da inclusividade da prática”.

Para o responsável, destaca-se “o desporto informal com a sua força, a aptidão natural que Leiria tem denotado para a prática desportiva, em que são reflexo os seus campeões nacionais”.

 

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados