Uma réplica da escultura de Santa Jacinta Marto começa a ser comercializada esta quinta-feira, dia 20, data do centenário da sua morte.

A peça, feita a partir da escultura encomendada pelo Santuário de Fátima por ocasião da exposição Capela Múndi, em 2019, retrata a mais jovem vidente da Cova da Iria, e estará à venda nas lojas oficiais da instituição, físicas e online.

A réplica, com 15 centímetros, fiel à escultura oficial de Santa Jacinta Marto e da autoria da escultora Sílvia Patrício, resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Farup, uma empresa de artigos religiosos da região. Foi desenvolvida com a assessoria artística da autora, bem como de um conjunto de empresas de Ourém, Leiria e Marinha Grande.

“O objetivo é a dignificação da representação escultórica dos Santos Pastorinhos de Fátima, aproximando e difundindo, neste caso, o carisma de Santa Jacinta junto dos peregrinos que visitam o santuário, possibilitando também que a sua representação escultórica os possa acompanhar em casa, prolongando a experiência de fé que viveram”, explica o Santuário de Fátima.

Por outro lado, “acresce uma preocupação por parte do santuário na dignificação da atividade económica em torno do fenómeno de Fátima e, neste sentido, a réplica ficará disponível em todo o mercado numa fase posterior”.

A 13 de maio será lançada uma réplica da escultura de São Francisco Marto, em moldes idênticos, e proximamente réplicas em tamanho real das esculturas oficiais, da autoria de Sílvia Patrício.