Assinar
Cultura

Semana da Leitura em Leiria acontece em março com 300 iniciativas

“Livros e cidadania” é o tema da semana dedicada à leitura que decorre de 9 a 13 de março nas escolas, bibliotecas e ruas do concelho de Leiria.

As escolas, bibliotecas e ruas do concelho de Leiria vão receber cerca de 300 atividades no âmbito da Semana da Leitura, que decorre de 9 a 13 de março.

O tema “Livros e cidadania” é o mote para a iniciativa, cujo programa foi apresentado na tarde desta sexta-feira, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Para Anabela Graça, vereadora do município, “Leiria marca muitos pontos na promoção da leitura”, num evento que decorre em 39 bibliotecas públicas e privadas do concelho, além das escolas e eventos na rua.

A autarca destacou ainda a importância do livro na “construção de pessoas boas e diferentes”.

Samuel Rama, Pró-Presidente do Politécnico de Leiria (IPLeiria), explicou que a participação da instituição na Semana da Leitura se insere numa “estratégia de incremento da atividade cultural e que parte, também, das bibliotecas”.

O IPLeiria vai desenvolver atividades em torno de José Saramago, um “autor que trabalha as questões sociais e políticas”, e formações que contrariem a “tendência cada vez maior para a simplificação dos trabalhos académicos”.

“Acho que para o ano vamos ter um trabalho mais sólido, robusto e mais profundo ainda”, concluiu Samuel Rama.

Já Lucília Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destacou o facto do programa ser “vasto e diversificado” e contar com cerca de 17 autores em visitas pelas escolas do concelho de Leiria.

“Esta semana é um ponto alto” do trabalho contínuo de toda a equipa da Semana da Leitura, acrescentou a coordenadora.

O encerramento da primeira parte da sessão coube a Adélia Lopes, presidente da Assembleia Geral da Rede de Bibliotecas do Concelho de Leiria (RBCL), para quem “Leiria está muito à frente” no que respeita ao trabalho colaborativo, como é exemplo a Semana da Leitura.

Para a responsável, os livros são um veículo de aprendizagem, que permite a “criação e recriação de valores” para a formação de uma sociedade “justa, humana e humanizada”.

As diversas escolas e entidades participantes na iniciativa apresentaram depois o seu programa, destacando alguns dos eventos.

 

JM

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados