A Conferência Episcopal Portuguesa decidiu esta sexta-feira, dia 13, suspender todas as missas, catequeses e outros atos de culto até que a atual situação de alerta que o país vive seja superada. A alternativa está à distância de um clique.

Na Diocese de Leiria-Fátima esta decisão representa o cancelamento de 466 missas semanais. No Santuário de Fátima serão outras 49 (sete por dia), sem contar os terços e as vias-sacras, entre outras pequenas celebrações pontuais que ali acontecem.

Para dar resposta aos fiéis, ambas as instituições estão a apostar em celebrações à porta fechada, com transmissão online em direto.

Segundo informação recolhida junto do gabinete de imprensa da Diocese, nas 75 paróquias (excluindo o Santuário de Fátima) as medidas de prevenção do novo coronavírus vão cancelar as 466 missas que se realizam por semana. A instituição não consegue avançar com dados sobre quantos casamentos e batizados serão afetados, salientando porém que os casamentos tendem a concentrar-se sobretudo no período de verão.

A Diocese revela ainda que os sacerdotes continuam ao serviço, devendo seguir as mesmas recomendações das autoridades que a restante população e sugere que “onde for possível faça-se uma celebração privada da missa transmitida por internet para as famílias da paróquia”.

“As demais celebrações sacramentais, como batismos, casamentos, penitência, unção dos doentes, quando não é possível adiamento e em situação de emergência, devem fazer-se, mas com as devidas precauções e só para os familiares próximos”, justifica.

Neste sentido, no próximo domingo, dia 15, pelas 10h30, a Casa Episcopal vai transmitir em direto, via facebook da Diocese, uma missa presidida pelo Cardeal D. António Marto.

No Santuário de Fátima, o cancelamento de celebrações litúrgicas afeta as sete missas diárias, os três terços diários na capelinha (mais dois ao sábado e ao domingo) e as vias-sacras do período da quaresma.

“Nenhum sacramento foi cancelado até ao dia de hoje no Santuário de Fátima; tal como não foi cancelada qualquer celebração no Santuário de Fátima, até ao dia de hoje. Foram suspensos alguns eventos, como três retiros de doentes (até à Pascoa), o Fátima (En)contraste para dia 28 e adiadas as jornadas”, adianta o gabinete de comunicação.

Ao fim da tarde de sexta-feira, a instituição religiosa fez saber porém que vai apostar em quatro celebrações à porta fechada, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com transmissão online em direto. Estão em causa duas missas, às 11h00 e às 19h15, e dois terços, às 18h30 e 21h30.

A imagem da capelinha das aparições está permanentemente em direto no site do Santuário de Fátima.

Cláudia Gameiro