Assinar Edições Digitais
Covid-19

Covid-19: Batalha aprova 15 medidas para apoiar famílias, instituições e empresas

Pacote no valor de 600 mil euros, visa atenuar impactos do surto epidémico.

A Câmara da Batalha anunciou esta terça-feira, 15 medidas no valor global de 600 mil euros, para apoiar famílias, instituições e empresas a fazer face às consequências do surto de Covid-19.

Pagamento de prestações de creches, apoio a programas de refeições e a entrega a idosos de produtos ao domicílio, são alguns exemplos das iniciativas aprovadas ontem, em reunião extraordinária do executivo municipal.

Ontem, segunda-feira, o executivo avaliou “a situação excecional que se vive no momento atual e a proliferação de casos registados de contágio” que exige “a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente”.

O pacote de medidas, no valor de 600 mil euros, poderá ser “reforçado em função das necessidades”, aponta o município.

Entretanto, o município adiantou que “recomenda a todos os estabelecimentos de comércio e serviços o seu encerramento voluntário, como medida preventiva de proteção dos seus trabalhadores e do público em geral, excetuando se comércio de bens alimentares, que se devem manter em funcionamento, garantindo a proteção dos trabalhadores e público”.

A autarquia apelou ainda “ao normal funcionamento de padarias e outras unidades de panificação do concelho, bem como todo o tecido produtivo alimentar e farmácias”.

Confira as 15 medidas:

Apoio às famílias (estimativa – 250 mil euros)

1. Pagamento 4 meses de prestação das creches pagamento integral dos apoios à Natalidade

2. Suspensão do corte no abastecimento, descontos, isenções de tarifas, aplicado aos serviços de água, saneamento e lixos

3. Programa de apoio à assistência de refeições alimentares /Protocolos com IPSS/Aquisições

4. Programa de ajudas técnicas (novas aquisições)

5. Linha de apoio ao idoso (+ 65 anos), entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás (informação através do número 961 385 570)

6. Programa Municipal de Emergência

Apoio institucional (cerca de 160 mil euros)

7. Antecipação de subsídios e apoios previstos no âmbito da Proteção Civil; Bombeiros Voluntários; Hospital N. Sra. da Conceição (Batalha) e Centro Hospitalar de Leiria

8. Suspensão do corte no abastecimento, descontos, isenções de tarifas, aplicado aos serviços de água, saneamento e lixos

9. Programa de apoio à assistência alimentar e de medicamentos/protocolos

10. Linha de apoio ao idoso (+ 65 anos), entregas ao domicílio de produtos alimentares, medicamentos e gás

Apoio a empresas (cerca de 190 mil euros)

11. Programa apoio à formação e planos de contingência

12. Suspensão do corte no abastecimento, descontos, isenções de tarifas, aplicado aos serviços de água, saneamento e lixos

13. Programa de apoio ao trabalho temporário

14. Linha de apoio aos empresários/comerciantes, esclarecimento de dúvidas e apoios pontuais

15. Reforço das contratações/aquisições locais