Assinar
Covid-19

Covid-19: Primeiro doente confirmado no concelho do Bombarral

Serviços de saúde, proteção civil, bombeiros e autarquia estão a avaliar toda a situação para decidir as medidas a implementar

Um homem, residente na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, está internado no Hospital das Caldas da Rainha com Covid-19. Trata-se de um septuagenário que se encontrava acamado com vários problemas de saúde. Por ter sido, este mês, transportado algumas vezes, ao hospital, a corporação dos Bombeiros Voluntários do Bombarral está a avaliar o histórico de toda a situação.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, o comandante da corporação, adiantou esta manhã ter sido identificado um conjunto de transportes para o hospital com o mesmo doente nas últimas semanas, em que terão participado 14 bombeiros.

Nas últimas saídas, e de acordo com as recomendações para o sector, os “cuidados foram muito elevados no que toca aos equipamentos de proteção individual”, explica Pedro Lourenço, referindo que, até ao momento, não está nenhum bombeiro em isolamento.

O responsável adianta contudo que o histórico de toda a situação e o contexto em que foram realizados os transportes estão a ser avaliados com as autoridades locais da saúde e proteção civil com vista à tomada das medidas que se revelarem necessárias.

O presidente da Câmara do Bombarral adiantou entretanto ter sido identificada várias pessoas, algumas afetas à àrea dos cuidados domiciliários, que terão contactado com o doente e que deverão realizar o teste de despistagem.

Até ontem, não tinha sido ainda possível apurar como o doente contraiu o novo coronavírus.

“Estamos de facto a viver uma situação trágica”, sublinhou Ricardo Fernandes, presidente da Câmara, que na passada sexta-feira, se dirigiu à população do concelho, num vídeo partilhado na página de Facebook do Município, apelando à adoção de “uma postura muito responsável” e ao cumprimento das recomendações das autoridades.

Nessa mensagem, pediu a colaboração dos munícipes para ajudar a esclarecer a “faixa etária sénior” quanto ao perigo que corre ao “continuar a circular nas ruas,e a concentrar-se à porta das lojas, farmácias ou mini-mercados”, como diz ter verificado.

COMUNICADO 5/2020: ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO CONCELHO DO BOMBARRALNo contexto da atual situação de…

Publicado por Município Bombarral em Segunda-feira, 23 de março de 2020

“Só conseguiremos travar esta progressão se nos protegermos e adotarmos uma postura responsável ficando em casa”

Ricardo Fernandes, presidente da Câmara do Bombarral

Entretanto, e depois de terem sido ontem confirmados mais cinco casos de Covid-19 em Caldas da Rainha, foi possível apurar junto dos serviços de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL) a deteção de outros cinco casos em Pombal e mais dois na Marinha Grande, elevando para sete e seis o total de diagnósticos positivos em cada um destes municípios.

Isabel Freitas, presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, adiantou ter conhecimento de que um dos doentes, que terá estado recentemente em Espanha, se encontra internado e que os restantes estarão a recuperar em casa.

A autarca referiu ainda estar a colaborar com as autoridades de saúde e o Município no sentido de reforçar as medidas de prevenção, apoio e resposta aos cidadãos face ao previsível aumento de casos nas próximas semanas.

Embora tenha notado, nas rondas que tem feito pela freguesia, que a maioria das pessoas tem correspondido às recomendações para ficar em casa, lamenta que, no domingo, muitos tenham desrespeitado esse apelo a avaliar pela quantidade de veículos que viu circular entre a cidade e as praias.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados