Assinar
Cultura

Feira de Leiria “é de todos e para todos” e “francamente boa”

Certame decorre entre 1 e 31 de maio, terá concertos gratuitos no palco Leiria e organização quer ultrapassar número de visitantes do ano passado.

É com o tema “Mundo rural” que a Feira de Leiria se apresenta este ano aos leirienses, num certame que terá como principal novidade uma dinâmica gastronómica – Leiria Cozinha – onde os produtos locais serão valorizados.

Os chefs Rui Paula, Justa Nobre, Filipa Gomes e o leiriense Luís Gaspar são alguns dos nomes já confirmados para dinamizar demonstrações e workshops gastronómicos, ao longo de “cinco fins de semana de sabores”, onde também haverá lugar para mostras de promoção de produtos regionais.

“A Feira de Leiria é um evento que marca o calendário de Leiria. Unimos todos os leirienses em torno de uma feira que tem tudo para ser grande. Queremos torná-la numa referência nacional, que já o é”, apontou Gonçalo Lopes, presidente da autarquia, ao início da tarde, na sessão de apresentação do evento, realçando que é “uma feira de todos para todos”, o lema deste ano, e “francamente boa”.

Outra das novidades da Feira de Leiria, que decorre de 1 a 31 de maio, é a realização de concertos gratuitos no palco Leiria, junto à Praça da Gastronomia, ao longo de cinco fins de semana.

Linda Martini, Ritchie Campbell, Dino D’Santiago, First Breath After Coma, e João Miguel e Convidados são alguns dos nomes que vão passar por este palco, onde também haverá lugar para o Festival de Folclore de Leiria, a 3 de maio.

Já no Palco Estádio, os concertos estão agendados para os dias 22 e 23 de maio e têm entrada paga.

No dia 22, feriado municipal em Leiria, Piruka e o cantor brasileiro Gabriel O Pensador são os nomes que sobem a palco.

No dia 23, o cartaz é formado por Pedro Abrunhosa e o artista britânico James Morisson.

O certame mantém a localização, no parque de estacionamento do estádio e no topo Norte, numa área total de 38.500 m2, e terá acesso livre.

“O recinto tem excelentes condições para organizar a Feira de Leiria. Tomara a muitas cidades ter um parque de estacionamento dentro da cidade assim. É uma localização privilegiada.”

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria

Com o objetivo de ultrapassar o número de visitantes de 2019 – 500 mil – a Feira de Leiria vai continuar a olhar para a sustentabilidade ambiental, a segurança, a limpeza e a dinâmica associativa, que terá o seu epicentro na Praça da Gastronomia, com uma área de 525 m2, onde as coletividades e associações do concelho vão dinamizar o serviço de refeições.

À semelhança do que aconteceu em 2019, os visitantes podem recorrer ao serviço gratuito de autocarros, disponibilizado ao fim de semana, para ida e regresso até ao recinto da feira.

A abertura oficial da Feira de Maio está marcada para 1 de maio, pelas 15 horas. Ao início da noite, pelas 21h30, haverá espetáculo de fogo de artifício.

Leiria Cozinha

Dias 1, 2 e 3 – Vinho
Dias 8, 9 e 10 – Sabores da Terra
Dias 15, 16 e 17 – Morcela de Arroz
Dias 21, 22 e 23 – Brisas do Liz
Dias 29, 30 e 31 – Festival da Sardinha (Praia do Pedrógão)

Palco Leiria
Dia 1: Banda Kroll
Dia 2: Deejay Telio
Dia 3: Festival de Folclore

Dia 8: First Breath After Coma
Dia 9: Linda Martini
Dia 10: Grupo Pinha d’El Rei

Dia 15: Dino D’Santiago
Dia 16: Ritchie Campbell
Dia 17: Sons do Minho

Dia 24: Escola de Concertinas e Acordeão Carlos Barbosa

Dia 29: Katedral Band
Dia 30: João Miguel e Convidados
Dia 31: Banda Los Capas Quentes

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.