Instituto Vasco da Gama, em Ansião

Cerca de duas centenas de camas foram disponibilizadas em espaços municipais do concelho de Ansião, para servirem o apoio operacional no combate à pandemia da covid-19.

O Instituto Vasco da Gama, a Casa da Amizade, o Pavilhão Desportivo de Ansião e as antigas escolas primárias da Torre de Vale de Todos e do Marquinho foram equipadas e higienizadas de modo a responderem a uma eventual situação de emergência no concelho, informou hoje a Câmara Municipal de Ansião.

Aquelas unidades de apoio operacional e logístico podem permitir o acolhimento temporário, tanto de quem tenha de permanecer em isolamento como, por exemplo, de utentes de lares de idosos que necessitem de alternativa ao alojamento nessas instituições.

Esta oferta de camas, da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ansião, é consequência do plano de contingência municipal para combate à covid-19.

De acordo com a autarquia, a disponibilidade daqueles espaços municipais pretende criar uma “pronta e eficaz resposta às necessidades da população, particularmente aos idosos, mais vulneráveis à infeção pelo novo coronavírus”.

Segundo o relatório diário pela Comissão Distrital da Proteção Civil de Leiria, esta segunda-feira, dia 6, registavam-se quatro casos confirmados de Covid-19.