Chama-se #LeiriaProtege e é o nome da campanha que a Câmara de Leiria vai lançar com o objetivo de distribuir gratuitamente um kit com uma máscara e uma viseira de proteção por pessoa no concelho de Leiria

Para ter acesso ao kit, os cidadãos devem efectuar uma inscrição na plataforma https://leiriamarket.pt, no separador Leiria Protege, onde é disponibilizado um formulário com indicação do número de elementos do agregado familiar.

Após o preenchimento, o munícipe vai receber uma confirmação devendo o levantamento ser efetuado no local selecionado, mediante apresentação de cartão de cidadão, a partir do dia 4 de maio.

Além da plataforma, os leirienses podem também preencher o formulário diretamente nas Juntas de Freguesia do concelho e no Mercado de Sant’Ana.

A informação foi divulgada esta tarde pelo presidente Gonçalo Lopes, em reunião de Assembleia Municipal de Leiria, onde, entre outras coisas foram explicadas algumas das medidas que a autarquia tomou para fazer face aos contrangimentos causados pela pandemia.

Paralelamente, o Município de Leiria vai lançar uma campanha destinada ao comércio, para disponibilização gratuita de viseiras de proteção.

Para aceder aos equipamentos, é necessário proceder também ao preenchimento de um formulário em https://bit.ly/2VoVjDV recebendo um e-mail com instruções de levantamento. Este processo também pode ser realizado presencialmente na sua Junta de Freguesia ou no Mercado de Sant’Ana.

Para o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, o objetivo desta campanha é garantir que os leirienses possam gradualmente retomar o ritmo das suas vidas, com todas as medidas de segurança.

“Após o fim do estado de emergência vamos ter de enfrentar este grande desafio que é o de retomar, em segurança, o funcionamento das nossas empresas, das nossas instituições, para que possamos sair da crise económica que já nos está a atingir”, afirma Gonçalo Lopes.

“Esta é apenas uma das várias iniciativas que temos em curso e que vamos apresentar brevemente, no sentido de dar um impulso positivo à economia leirienses e garantir mecanismos de apoio às pessoas que enfrentam dificuldades”, acrescenta.

Foi com este propósito que a Câmara aprovou, na passada terça-feira, uma alteração ao Orçamento do Município para 2020, que passa a contar com uma verba de cerca de três milhões de euros para iniciativas que visam minimizar o impacto da pandemia. Este é um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de Assembleia Municipal de Leiria que teve início às 17 horas de hoje.