O edifício CETEMARES, em Peniche, vai receber um laboratório para diagnóstico da Covid-19 a partir de segunda-feira, 27 de abril, anunciou hoje o Politécnico de Leiria.

No centro serão aplicados testes de diagnóstico da doença a utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para idosos e dos serviços de apoio domiciliário nas comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Região de Coimbra, Oeste, Médio Tejo, e noutros locais que se mostre como necessário, avança em comunicado o instituto.

Com capacidade para realizar 90 testes diários, a estrutura vai poder “diagnosticar, prevenir, programar e delinear estratégias de mitigação”, sobretudo junto das “populações mais vulneráveis”. A curto prazo, avança o o Politécnico, espera-se conseguir duplicar o número de testes por dia.

O laboratório do Politécnico de Leiria está certificado pelo Instituto dr. Ricardo Jorge e que entrará de imediato em funcionamento, funcionando com a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria.

O protocolo de instalação será assinado na manhã de 27 de abril com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e visa promover o apoio, em particular no distrito de Leiria, “às populações mais vulneráveis no contexto do estado de emergência nacional decorrente da pandemia”.

Na cerimónia vão estar presentes os ministros do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e da Coesão Territorial.