Assinar
Covid-19

Covid-19: Tampas dos contentores de lixo devem ficar fechadas

Por questões de saúde pública, as tampas dos contentores devem ser fechadas ao contrário do que indicam mensagens veiculadas nas redes sociais

A desinfeção dos contentores tem sido reforçada por parte das autarquias e entidades responsáveis pela recolha e tratamento de resíduos Foto: JF Bajouca

Circularam várias publicações nas redes sociais, nomeadamente no Facebook, a recomendar à população que deixe as tampas dos contentores do lixo abertas, alegadamente para evitar o contacto e eventual transmissão do novo coronavírus.

A origem desta informação é desconhecida, mas chegou também a ser partilhada por algumas autarquias a nível local, nomeadamente na região de Leiria.

Entretanto, tanto as entidades responsáveis pela recolha e tratamento de resíduos sólidos como diversas câmaras e juntas de freguesia vieram a público garantir que as tampas são para manter fechadas por questões de saúde pública e para evitar a propagação de outras pragas.

Face às informações contraditórias veiculadas, a Câmara Municipal de Leiria chegou a solicitar um parecer à ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos para esclarecer quaisquer dúvidas.

https://www.facebook.com/municipioleiria/posts/2669768396466086

A mensagem da EGF – Environment Global Facilities, partilhada pela Valorlis, que alerta para o facto de os contentores abertos atraírem animais além de os resíduos poderem ser também espalhados pelo mau tempo, contaminando o espaço público.

Para a deposição de lixo em contentores, prevalecem as recomendações gerais de higiene das mãos, com lavagem, antes e depois, com sabão ou soluções à base de álcool.

Lave as mãos antes e depois de depositar o lixo

https://www.facebook.com/egfpt/videos/232512367992281/

Joana Xavier, responsável de comunicação da Valorsul (que intervém nos concelhos do sul do distrito) , lembra ainda, numa entrevista ao programa “A Nossa Tarde”, que as luvas e máscaras não são recicláveis e não devem ser colocadas no contentor amarelo por não serem embalagens. Destaca ainda a importância de ser colocadas no contentor de lixo indiferenciado em sacos fechados para não irem para o centro de triagem, e não pôr em causa a segurança dos profissionais afetos a esse serviço.

Por outro lado, tanto a Valorlis como a Valorsul ressalvam que o lixo “contaminado”, mesmo que sejam embalagens, não é reciclável e deve ser sempre colocado no lixo comum num saco resistente e descartável até dois terços da sua capacidade, por sua vez inserido num segundo saco antes de ir para o contentor. Esta medida abrange as pessoas doentes com Covid-19 ou que se encontrem em quarentena pela mesma suspeita e decorre do risco de contaminação dos objetos pelo seu manuseamento.

“Se o contentor do lixo estiver cheio, procure outro contentor nas proximidades, não deixe o lixo no chão e quando passear o seu cão, não o deixe aproximar-se do lixo para prevenir qualquer infeção”, reforça por sua vez a EGF.

Cuidados redobrados com resíduos contaminados

https://www.facebook.com/egfpt/videos/548945569080629/

Nos últimos dias, tem surgido por outro lado várias denúncias devido ao lixo espalhado no chão fora dos contentores, um problema que tem preocupado as entidades locais, que apelam à população para a deposição correta dos resíduos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados