Assinar
Sociedade

Fórum de formação regressa este ano como feira online

Sem presença física, mas com toda a informação necessária e algumas novidades, a Feira Online de Formação decorre de 28 de maio a 5 de junho para ajudar os alunos a decidirem o seu futuro.

jovem de auscultadores a trabalhar no computador portátil

Era assim todos os anos: por esta altura, milhares de jovens visitavam o Fórum Emprego e Formação em busca de informação e de orientação para o seu futuro académico e profissional.

Há 11 anos que o evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA constitui, para escolas e instituições de formação, uma “vitrina” indispensável da oferta formativa disponível. 

Este ano, as medidas de higiene sanitária, impostas pela Covid-19, não permitem realizar o Fórum de Emprego e Formação no formato habitual. No entanto, não impedem que ele se realize de modo virtual e se mantenha como uma das principais montras da região em matéria de ensino e formação. Assim será novamente este ano com o tema “Aqui há futuro”.

Pela primeira vez, o evento vai realizar-se online e exclusivamente dedicado à divulgação da oferta formativa das escolas: secundário, ensino profissional, TeSP e ensino superior. De 28 de maio a 5 de junho, a Feira Online de Formação vai estar “montada” aqui no site do REGIÃO DE LEIRIA.

Tal como sucede no certame físico, também no digital cada um dos expositores terá o seu “stand”. Será um espaço virtual onde dão a conhecer as ofertas formativas e interagem com os candidatos e potenciais interessados.

A quem se destina a Feira Online de Formação?

Tal como o Fórum Emprego e Formação, que anualmente decorria no Mercado de Santana, também a Feira Online se destina a todos os que a queiram visitar. Foi pensada, sobretudo para os alunos a partir do 9.º ano de escolaridade, mas também para os pais e encarregados de educação, sabendo o peso que a sua opinião detém junto dos jovens.

O final do 9.º ano de escolaridade marca a primeira etapa em que é necessário tomar decisões relativamente ao percurso escolar a seguir. Por esse motivo, a oferta formativa disponível neste espaço virtual vai do ensino secundário ao ensino superior, incluindo o nível de mestrado.

Todas as escolas e entidades de formação da região foram convidadas a participar. Estão presentes as que aceitaram o desafio do REGIÃO DE LEIRIA e prepararam a informação necessária para se darem a conhecer aos visitantes (ver lista de expositores abaixo).

Como visitar a feira?

A Feira Online de Formação está alojada aqui no site do REGIÃO DE LEIRIA, que é a entidade responsável pela organização do evento. É de acesso gratuito e livre.

Uma vez lá dentro, cada um pode navegar a seu gosto. Aos visitantes é dada a opção de conhecerem e visitarem os expositores, ou seja, as escolas e entidades de formação que aceitaram o desafio do REGIÃO DE LEIRIA para tomarem parte neste evento. Para conhecer cada um deles, basta clicar na respetiva designação ou logótipo e de imediato se acede à descrição da instituição, aos contactos e endereços, a fotografias e vídeos (caso tenham sido disponibilizados) e à oferta formativa.

Em alternativa à visita por expositor, é possível fazer a pesquisa por área de formação. Nesse caso, basta preencher o formulário “o que procura?”, que surge na primeira página da feira online. A pesquisa pode fazer-se por área de formação, indicando também o nível de ensino, o expositor e a localidade.

O que se pode encontrar nesta feira?

A Feira Online é exclusivamente dedicada à oferta formativa. O que se encontra neste espaço virtual é um conjunto de opções disponíveis para prosseguimento de estudos no secundário, tanto pela via de ensino como pela via profissional, cursos técnicos superiores profissionais, mais conhecidos por TeSP, e ensino superior.

Ao encontrar a área de formação pretendida, é indicada a entidade que a ministra, bem como as condições de acesso e as saídas profissionais.

No espaço de cada expositor, é disponibilizada uma janela para contacto direto onde se podem expor dúvidas. Do outro lado, alguém estará atento e disponível às questões dos visitantes.

A par da oferta formativa, a feira dispõe de uma agenda de iniciativas, uma vez mais, em formato digital. Conversas e testemunhos são alguns dos conteúdos que podem ser vistos e que têm o ensino e a formação como tema de base.

Não falta a Roda da Sorte

É uma das principais atrações deste evento organizado pelo REGIÃO DE LEIRIA e não poderia faltar também neste formato online. A roda da sorte dá prémios a quem visita a feira e percorre os stands dos vários expositores. Assim continua a ser, mas as regras de participação tiveram de ser ajustadas ao modelo digital.

A primeira novidade é que é necessário efetuar o registo no site do REGIÃO DE LEIRIA. Depois, só poderá habilitar-se aos vários prémios disponíveis quem visitar pelo menos 12 expositores. E a visita não pode ser “entrar” e “sair” porque o tempo em cada “stand” está a ser cronometrado. O visitante vai sabendo quantos expositores já percorreu e quantos ainda lhe falta percorrer para se poder habilitar aos prémios.

Por último, a participação na Roda da Sorte só poderá fazer-se através da aplicação móvel do REGIÃO DE LEIRIA que está disponível no Google Play e muito em breve na Apple Store. Basta descarregar e instalar.

Que expositores estão na feira?

Agrupamento Escolas da Batalha

Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira – Centro Qualifica

CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, Marinha Grande

Cinform – Centro de Integração e Formação Socioprofissional da Cercilei

Colégio de São Miguel, Fátima

EHF – Escola Profissional de Hotelaria de Fátima

EPADRC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister

EPO – Escola Profissional de Ourém

Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira

ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal

Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria

IEJ – Instituto Educativo do Juncal

ISDOM – Instituto Superior D. Dinis, Marinha Grande

Orienta-te – Programa Municipal de Orientação Vocacional e Profissional – Concelho de Leiria

Politécnico de Leiria

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados