Assinar
Covid-19

Covid-19: Casos disparam na região com novos surtos em Alcobaça e Bombarral

Dos 47 novos casos registados desde ontem, 33 foram detetados entre funcionários e utentes da Misericórdia de Aljubarrota

Foram registados 47 novos casos de infeção pelo novo coronavírus desde ontem na região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém), 33 dos quais no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, Alcobaça.

Dois casos positivos entre utentes no passado fim de semana fizeram soar o alerta, tendo os testes realizados aos restantes 33 utentes revelado mais 27 casos de infeção. Ontem, segunda-feira, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, dava conta de seis funcionários infetados, estando ainda resultados por apurar.

Considerando tratar-se de “uma verdadeira catástrofe”, o autarca adiantou que foram encerrados a creche e o jardim-de-infância, estando ainda prevista para hoje descontaminação integral das instalações por parte da GNR.

Ontem à noite, o Município do Bombarral anunciava ainda a deteção de oito novos casos no concelho, entre trabalhadores de uma empresa de trabalho temporário cedidos à central fruteira Primofruta, na freguesia da Roliça, que já havia registado cinco casos positivos. 

“Todos eles encontram-se em isolamento ativo, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, refere a autarquia em comunicado.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria,
Comunidade Intermunicipal do Oeste e municípios

Entretanto, o registo nos últimos dias de novas situações de infeção no concelho de Pombal, após 31 dias sem qualquer registo, está a preocupar a as autoridades locais de saúde e proteção civil.

Trata-se de um “aumento preocupante” que, de acordo com o delegado de Saúde de Pombal, se deve sobretudo à “falta de consciencialização” dos cidadãos, refere a Câmara de Pombal em comunicado.

Os casos detetados “estarão relacionados com a atividade de construção civil, designadamente com trabalhadores que se deslocam para vários locais fora do concelho e da região”, pelo que apelam à “importância de existir um rigoroso cumprimento das determinações das autoridades sanitárias”.

Até ao momento, e desde o primeiro diagnóstico positivo na região, a 15 de março, foram contabilizados 586 casos de infeção pelo novo coronavírus, de que resultaram 29 óbitos. Desde ontem, foram registadas duas recuperações, elevando o total para 345, mantendo-se até ao final desta manhã 212 casos ativos.

Mais um óbito e mais 336 casos a nível nacional

Mais uma morte em Portugal associada à Covid-19 elevou para 1523 o total de óbitos registados desde o início da pandemia. Desde ontem, foram ainda registados mais 336 casos de infeção, elevando o total para 37.672.

Segundo o balanço diário da situação epidemiológica da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão 435 pessoas internadas (mais 12 do que ontem), 69 das quais em unidades de cuidados intensivos (menos duas).

Recuperaram, por outro lado, 23.580 pessoas (mais 368 face ao dia de ontem).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados