Assinar
Covid-19

Covid-19: Ourém regista mais 15 casos, quase todos ligados ao coro do Santuário

Santuário de Fátima confirmou hoje um total de 24 casos de infeção entre colaboradores do coro. Muitos residem em Ourém.

O concelho de Ourém soma desde ontem, segunda-feira, mais 15 casos de infeção pelo novo coronavírus, dos quais 14 relacionados com o surto detetado na passada sexta-feira no coro do Santuário de Fátima.

Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém, confirma que dez dos 16 colaboradores do coro diagnosticados com Covid-19 no fim de semana residem no concelho (pelo que passaram a integrar o balanço do município), e que foram sinalizados mais quatro casos positivos entre os respetivos contactos.

Há ainda registo de uma outra pessoa infetada no concelho, que não tem relação com esta situação, adiantou o autarca.

Já o Santuário de Fátima, que realizou 334 testes a todos os colaboradores e coralistas, anunciou hoje o registo de mais oito casos positivos de Covid-19 na instituição a somar aos 16 sinalizados no fim de semana.

“Os pacientes infetados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados”, refere uma nota de imprensa do Santuário.

O Santuário diz ainda ter já identificado “todos os contactos diretos com os pacientes infetados dentro da instituição, enviando-os para casa, para cumprirem o isolamento profilático determinado nestas situações, ainda que tenham testado negativo”. Segundo o Santuário, “considera-se que o foco de infeção está circunscrito, não estando em causa a segurança e a saúde de colaboradores e peregrinos”.

Embora a situação aparente estar controlada, o aparecimento de novos casos não deixam de ser motivo de preocupação para a autarquia, que refere manter-se atenta.

“O concelho tem 45 mil habitantes e atualmente 17 casos ativos. Aparentemente as coisas estão controladas mas obviamente que temos de estar preocupados sempre que aparecem mais casos. Se for necessário tomar mais alguma medida, cá estaremos para isso, mas para já não se coloca”

Luís Albuquerque, presidente da Câmara de Ourém

No distrito de Leiria, foram por sua vez identificados mais sete casos de infeção: seis no concelho de Leiria Leiria e um em Caldas da Rainha. Há ainda três recuperações a registar: uma no Bombarral, uma em Peniche e uma outra em Pombal.

O total de casos na região cifra-se assim em 636 casos confirmados e 370 recuperações desde o início da pandemia. Os óbitos mantêm-se em 31 desde o fim de semana.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria,
Comunidade Intermunicipal do Oeste e municípios

Portugal com mais seis mortes e 345 novos casos confirmados

Portugal registou mais seis mortes relacionadas com a covid-19 desde ontem e mais 345 casos de infeção, a maioria (299 casos) na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica hoje um total de 1.540 óbitos e 39.737 casos confirmados desde o início da pandemia, correspondentes a aumento de 0,4% e 0, 9%, respetivamente, nas últimas 24 horas.

Do total de pessoas infetadas em Portugal, 441 estão internadas, mais 17 do que na segunda-feira (+4%), estando 72 em unidades de cuidados intensivos.

Há, por outro lados, 25.829 doentes dados como recuperadas, mais 281 do que na segunda-feira, encontrando-se 1.759 a aguardar resultado laboratorial de testes. As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 30.248 pessoas.

Com Lusa


Secção de comentários

  • Manuel disse:

    Não se preocupem porque o Santuário diz que os infetados não tiveram contacto com os peregrinos. Toda a gente sabe que os coralistas são colocados em redomas de vidro mal saem da cantoria e por isso não infectam ninguém… Aldrabices.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados