Assinar

Época balnear na Praia do Pedrógão abre sábado com novas regras de segurança

Ao nível da vigilância e socorro o dispositivo contará com 12 nadadores-salvadores

A época balnear no concelho de Leiria arranca este sábado, dia 20, sob o lema “Regressar à Praia do Pedrógão com segurança”, encontrando-se a câmara municipal “a finalizar a colocação da rede de sinalética, com informações e regras de acesso, ocupação e utilização das praias”.

Ao nível da vigilância e socorro, o dispositivo contará, nas três zonas da Praia do Pedrógão, com 12 nadadores-salvadores e, no posto de socorro, estarão dois socorristas dos Bombeiros Municipais de Leiria, apoiados por uma ambulância, uma mota de água e um veículo 4×4, informou o município.

Existirá também um posto de apoio aos assistentes de praia, que, segundo a autarquia, “garantirá a avaliação do estado de ocupação das praias “in loco” e que, em articulação com demais entidades, efetuarão ações de sensibilização aos banhistas para o cumprimento das regras”.

A Biblioteca de Praia reabre junto ao Centro Azul às terças e quintas-feiras, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, “estando o espaço preparado para receber leitores em segurança, nomeadamente com a higienização dos livros”.

Quanto à prática da arte xávega, a entrada da zona será sinalizada como não balnear, sendo proibida a venda do pescado no areal e a fiscalização da responsabilidade da Capitania da Nazaré.

A praia do sector Pedrógão Sul terá uma lotação de 594 utentes, enquanto que nos sectores Centro Centro e Centro Norte poderão ser frequentadas por 3.452 e 2.142 utentes, respetivamente, podendo a lotação ser consultada na aplicação móvel Info Praias.

Em finais de maio, o município instalou sinalética para circulação de peões, com recomendações para a movimentação em sentidos alternados na Avenida Olímpio Duarte: no sentido sul-norte, os veraneantes deverão circular no passeio junto ao mar e, no sentido contrário, no passeio junto às habitações, respeitando a distância de segurança de 1,5 metros entre utilizadores do espaço.

O município implementará também a sinalização das condições do mar (verde, amarela, vermelha e xadrez) com o código colorADD, “tornando-se assim mais inclusiva, pois irá permitir às pessoas daltónicas diferenciarem as cores das bandeiras.”, refere a autarquia.


Secção de comentários

  • andre.fp.antunes@gmail.com disse:

    Olá boa tarde sendo que a sra é moradora da praia do Pedrógão, têm informação que a zona de pesca denominada” arte de xavega” está bem sinalada no areal bem como no poc também.
    Assim sendo todos os venerantes da nossa praia sabem que aquela zona e para exercício da pesca, sendo que todos os venerantes sabem que devem respeitar nossa área de pesca mas mesmo assim todos fazem questão de assistir á chegada da rede á praia..
    Sabendo que nós pescadores temos a exercer manobras com nossas máquinas” tratores” mas os venerantes não nos incomodam..
    Inclusive muitos deles pedem desculpa por nos atrapalhar nas nossas funções..
    Quanto á venda do pescado no areal não lhe diz respeito algum, bem como arranjamos uma solução para tal..
    Para mais esclarecimentos podemos marcar uma reunião presencial.
    Obrigado

  • Rita Parracho disse:

    Gostaria muito de acreditar na vossa afirmação “Quanto à prática da arte xávega, a entrada da zona será sinalizada como não balnear, sendo proibida a venda do pescado no areal e a fiscalização da responsabilidade da Capitania da Nazaré.”
    A chamada “arte xávega” que de arte tem pouco, tem vindo ao longo dos anos a comprovar um total desrespeito para com os veraneantes bem como com as autoridades reguladoras pois não existe cumprimento da circulação dos tractores apenas na zona destinada ao efeito pondo em perigo os utilizadores da praia. Os veraneantes têm de correr para fugir dos tractores que andam onde lhes dá jeito, como aconteceu no fim de semana passado e como tem sido hábito ao longo dos anos. A venda do peixe no areal até domingo mantinha-se inalterada. Tudo isto nas barbas das autoridades que perpetuam a arte de nada fazer.

    • Paulo silvestre disse:

      Deves ter sido tu a fugir , que nem a praia vais , e quanto a venda do pescado NAO TE DIZ RESPEITO , ve se te preocupas e em vender postais que nem autorização TENS para o fazer .

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados