O 2º Encontro da Rede Local de Prevenção da Violência da Marinha Grande, com o tema de “Violência Doméstica”, está marcado para o dia 26 de junho, com a participação de especialistas das áreas da justiça, policial, médica e de apoio à vitima.

“A iniciativa é dirigida a todos os parceiros interessados neste âmbito: profissionais da área da educação, área da saúde, associações e serviços de apoio a crianças e vítimas, forças de segurança, Ministério Público, Segurança Social, municípios e juntas de freguesia”, refere a Rede de Prevenção da Violência.

Estão previstas intervenções de responsáveis do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas de Leiria, do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, da esquadra da PSP da Marinha Grande, do Gabinete de Apoio à Vítima de Santarém e de um psicólogo.

Devido ao contexto atual da pandemia da Covid-19, a iniciativa realiza-se online, através da plataforma Google Meet, entre as 09h45 e as 12 horas. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.

Programa

10h00 . Contextualização da Violência

Procuradoras do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Leiria Ana Rita Quaresma e Ana Simões

10h20 . Funcionamento do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD) do Município de Alcobaça

João Carlos Mota – Psicólogo

10h40 . Contributo da PSP para a Prevenção da Violência

Comandante da Esquadra da Marinha Grande – Tiago Leal

11h00 . Perfil da Vítima

Gustavo Duarte, Psicólogo e Assessor Técnico da GAV (Gabinete de Apoio à Vítima) de Santarém

11h20 . Perfil do Agressor

Primeiro Sargento Nelson Moreira – Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (INAVE) de Leiria.