A Câmara de Pombal vai lançar um concurso de três empreitadas para requalificar arruamentos em freguesias do concelho, num investimento superior a um milhão de euros.

Os projetos foram aprovados em reunião de câmara na sexta-feira, dia 5. Um dos concursos tem um preço base de 410 mil euros e é referente a um troço da Estrada Municipal (EM) 532-2 que passa pelas localidades de Barrocas, Carvalhais, Roques e Boldrarias.

O município explica, em comunicado, que se trata de “uma importante ligação” das antigas freguesias de Santiago de Litém à sede do concelho e que está num “estado de degradação avançado”, devido a obras de instalação de saneamento básico que aconteceram nessa zona.

A requalificação vai centrar-se no troço entre a localidade de Barrocas, na freguesia de Pombal, até à antiga passagem de nível de Vermoil.

Além da repavimentação, haverá intervenções ao nível da drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical. “Serão também intervencionados vários arruamentos, nomeadamente nas localidades de Casalinho, Carvalhais, Valdeira, Arneiro do Pisão e Pisão”, acrescenta a autarquia.

Um segunda empreitada tem um valor base de 335 mil euros e diz respeito à rua Principal, em Ranha de Baixo, na freguesia de Pombal.

A localidade tem já em curso uma outra obra de pavimentação em diversos arruamentos, no valor de 183 mil euros, e a nova requalificação surge no seguimento destas obras.

O novo projeto inclui, além da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, “a execução de passeio pedonal numa das valetas e a construção de uma valeta espraiada na outra”, avança a Câmara de Pombal.

As obras ocorrerão desde o IC2 à Capela de Ranha de Baixo.

Por fim, será ainda requalificada a EM 348-1, que passa pelas localidades de Covão da Silva, Vérigo e Pousadas Vedras, nas freguesias de Pombal e Pelariga, troço que tem “níveis de sinistralidade elevados”.

“Está ainda prevista a repavimentação da rua do Apeadeiro, em Venda da Cruz, uma via que se encontra em estado de degradação”, conclui o município.