Uma operação policial “de grande envergadura” desencadeada, ontem, entre as 7 e as 10 horas pela PSP de Leiria, levou à detenção de 17 pessoas e à apreensão de uma grande quantidade de material, droga e dinheiro.

Através da Esquadra de Investigação Criminal, e no âmbito de uma investigação relativa a tráfico de estupefacientes, a polícia realizou 24 buscas domiciliárias e 17 não domiciliárias, incluindo dois estabelecimentos comerciais em várias localidades dos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém, entre elas Pombal, Albergaria dos doze, Colmeias, Leiria, Marinha Grande, Fátima, Ourém, Foz do Arelho e Caldas da Rainha.

Dos 17 detidos, 10 estão a ser presentes a Tribunal, durante o dia de hoje, para primeiro interrogatório judicial, sendo os restantes notificados para comparência posterior.

Da operação policial resultou a apreensão de 15.555 euros em dinheiro, 10.689 gramas de haxixe, 6.559 gramas de liamba, 876 gramas de MDMA (em cristais), 92 gramas de cocaína, 34 plantas de canábis e uma estufa artesanal.

Foram ainda aprendidos nove automóveis, uma arma classe A (arma elétrica dissimulada na forma de outro objeto – lanterna) e uma arma de ar comprimido, 41 munições de calibre 7.62 mm.

Balanças, telemóveis, computadores portáteis, tablets, televisores e dezenas de outros objetos relacionados com o crime investigado estão entre o restante material aprendido.

Em comunicado, a PSP informa que estiveram envolvidos na operação cerca de 100 polícias pertencentes ao Comando Distrital de Leiria, Comando Metropolitano de Lisboa e Comando Distrital de Santarém), nas valências de investigação criminal, ordem pública, intervenção rápida e equipas cinotécnicas de deteção de estupefacientes.

No mesmo comunicado, a PSP informa ainda que a operação contou com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção da GNR de Santarém e com o acompanhamento permanente do DIAP de Leiria.

.