Assinar
Batalha

Empresa de Fátima e escultor de Alcanadas oferecem ao Sporting leão de pedra com 15 toneladas

Cláudio Monteiro esculpiu um bloco de 60 toneladas para fazer a escultura que a Filstone ofereceu como prenda pelos 114 anos do clube de Alvalade.

A Filstone, de Fátima, e o escultor Cláudio Monteiro, natural de Alcanadas, na Batalha, e colaborador da empresa ofereceram ao Sporting uma estátua de um leão em pedra com 15 toneladas, por ocasião dos 114 anos do clube de Alvalade.

A oferta formalizou-se ontem, na cerimónia do aniversário dos “leões”: a obra nasceu do trabalho de Cláudio Monteiro, que esculpiu um leão a partir de um bloco de rocha calcária com 60 toneladas, informou a Filstone.

A escultura foi instalada junto ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, na Praça Centenário. Uma outra peça mais pequena foi também oferecida pela empresa de Fátima para figurar na Academia de Alcochete.

Segundo o escultor, a escultura de 15 toneladas “é uma homenagem a todos os que participaram na história do Sporting”, dedicando-a Cláudio Monteiro ao “mais notável adepto e ao anónimo”.

Para o artista, o leão que criou está pleno de simbolismo, representando “o poder, a força, a autoridade, o triunfo e a proteção”, demonstrando a postura do leão “uma situação de não retorno”.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, considerou que a obra merecia “uma cerimónia aberta aos sócios”, mas “devido às circunstâncias que vivemos, não foi possível”.

Citado em comunicado da Filstone, Frederico Varandas disse ainda:

“Conseguimos, juntamente com a Filstone, tanto para o estádio como para a academia, dois belos leões, com força, jovens, com ambição, vitalidade e coragem. (…) Esta é uma obra que os sportinguistas merecem e que esta praça merece”, acrescentou.

Em sentido inverso, o Sporting entregou simbolicamente ao administrador da empresa um brasão histórico do clube, encontrado nas escavações da bancada nova do antigo Estádio José Alvalade, em 1983. A peça faz parte do espólio do Museu do Sporting e passa a ser apadrinhada por Ricardo Jorge.

“É um dia muito emotivo para mim, estavam aqui guardadas algumas surpresas para a Filstone. Estou muito sensibilizado com estas surpresas todas. Espero que esta obra venha dar sorte ao Sporting e, de alguma maneira, ajude o clube ao trazer-nos mais vitórias”, referiu o responsável da empresa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.