Assinar
Ambiente

Paul de Tornada é reserva natural local há onze anos

O Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista está a comemorar com visitas guiadas, respeitando as normas de segurança devido à pandemia.

https://www.facebook.com/Centroecologicopaultornada/videos/205560050694222/
Vídeo: Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista

Desde os anos 90 que começou a ser elaborada a candidatura do Paul de Tornada a reserva natural local. A classificação foi conseguida a 2 julho de 2009 e a data vai ser celebrada com atividades de educação ambiental.

Localizada a cinco quilómetros de Caldas da Rainha, a reserva natural é gerida pela autarquia, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e das Organizações Não-Governamentais de Ambiente Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Associação PATO.

“Foram muito anos de trabalho” das entidades gestoras que levaram à conquista do título, explica Teresa Lemos, da GEOTA.

Para comemorar a data o Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista (CEEPT), associado à zona de reserva natural local e gerido pelas ONG, vai voltar a organizar visitas guiadas, depois de uma pausa devido à pandemia.

As visitas acontecem todas as sextas-feiras, a partir de 17 de julho, e é necessária inscrição prévia. Os visitantes poderão ainda percorrer um trilho de 4km em redor da reserva para observação de espécies.

A par com as atividades, foi lançado um vídeo nas plataformas digitais do CEEPT que apresenta a reserva natural do Paul de Tornada.

A zona húmida situada na freguesia de Tornada, no concelho das Caldas da Rainha, tem aproximadamente 53 hectares, 25 dos quais estão permanentemente alagados. Esta característica torna-a local de passagem e nidificação de aves migratórias que ao sobrevoar a zona encontram um “ponto cheio de águas doces”.

Além destas, outras espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes têm vindo a ocupar o espaço, onde vivem e se reproduzem. Além da riqueza faunística, a zona tem também uma lista variada de espécies de flora.

A reserva natural local do Paul de Tornada integra ainda, desde 2011, a lista de Sítios Ramsar em Portugal

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados