O município de Figueiró dos Vinhos anunciou esta quarta-feira, dia 5, que “implementou três novos trilhos pedestres, consciente da atratividade que o património natural apresenta e da importância que o contacto com a natureza tem para a preservação do território”.

“Têm em comum o facto de percorrerem territórios em que os cursos de água assumem uma grande importância e permitem aos seus utilizadores refrescarem-se e sentirem a natureza”, descreve a autarquia em comunicado.

Um dos percursos é na zona dos Moninhos Fundeiros, junto ao edifício-rscola, que irá ser reabilitado, atravessando a aldeia que ainda mantém traços de ruralidade, e que depois ”segue” até à Ribeira de Alge – Pego.

Na zona do Vale do Rio existem dois novos trilhos: ambos se iniciam junto à Capela do Vale do Rio, sendo que um liga ao Rio Zêzere (ida e volta pelo mesmo trajeto) e o outro conhecido como o “trilho da cascata” circunda a aldeia e, num trajeto circular, permite conhecer uma cascata e percorrer as margens de uma ribeira.

Ambas as intervenções tiveram a participação ativa da Associação Cultural Escola dos Moninhos” e da Associação de Amigos do Vale do Rio” e são cofinanciadas por fundos comunitários.