Assinar
Covid-19

Covid-19: Há mais quatro casos positivos em quatro concelhos da região

Um dos casos positivos foi detetado entre um elemento da corporação de bombeiros de Pataias. Corporação será rastreada na próxima semana.

Nas últimas 24 horas há indicação de mais 15 pessoas recuperadas na região, da infeção pelo novo coronavírus.

Segundo os boletins das autoridades de saúde, há 892 doentes recuperados dos 1.039 casos positivos confirmados.

O maior número de recuperações foi registado em Alcobaça, com 11. No concelho de Leiria verificaram-se três doentes recuperados e em Ourém um.

A região (distrito de Leiria e concelho de Ourém) tem mais quatro casos ativos. Batalha, Leiria, Pombal e Alcobaça são os concelhos onde se registam estas confirmações de novos casos de Covid-19.

O autarca Paulo Inácio, da Câmara de Alcobaça, divulgou ontem que “o mais recente foco de contágio anteriormente comunicado e relacionado com um convívio particular de caráter religioso/social de uma determinada comunidade, originou um pico de 53 casos positivos”.

“Volvidos alguns dias, e tendo em conta o atual registo de 43 casos positivos, existem sinais que deveremos estar em fase de controlo e de recuperação desse foco de contágio”, afirmou. Este é o concelho da região com mais casos ativos (43), sendo que a região regista um total de 106 casos ativos.

O autarca refere ainda o foco “teve e tem particular incidência em Alcobaça e Vestiaria e em Aljubarrota, freguesias de maior prevalência desta comunidade, sendo que, no resto do concelho, os casos positivos são praticamente residuais”.

Um desses casos positivos foi recentemente verificado na corporação de bombeiros de Pataias, “o que determinou o isolamento e quarentena de 11 colegas que contactaram diretamente com este caso”, indica o autarca.

“Toda a corporação será rastreada com testes no início da próxima semana, conforme determinação da Autoridade Local de Saúde, de modo a passarem alguns dias de incubação, eliminando assim o risco de ocorrência de falsos negativos” e as “corporações vizinhas já estão sinalizadas desta ocorrência para a substituir nas suas tarefas normais e correntes fora do quartel”.

https://www.facebook.com/paulo.inacio.presidente.municipio.alcobaca/posts/4269610433111527

O número de óbitos permanece inalterado, nos 41 óbitos.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste, CimMédio Tejo e municípios

Portugal regista mais duas mortes e 241 novos casos

Portugal regista mais duas mortes por covid-19 e 241 novos casos confirmados de infeção nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.

De acordo com o boletim da DGS, desde o início da pandemia até hoje registaram-se 55.452 casos de infeção confirmados e 1.794 mortes.

Lisboa e Vale do Tejo foi a única região do país a registar óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, com duas mortes.

Esta região continua a registar o maior número de novos casos, mais 127 nas últimas 24 horas. Lisboa e Vale do Tejo conta com um total de 28.706 casos confirmados e 645 mortes por covid-19.

A região Norte regista hoje 67 novos casos, totalizando 19.860.

Apesar de não registar qualquer novo óbito, mantém-se como a região com o total de mortes mais elevado do país (842).

De acordo com o boletim, houve mais 179 doentes recuperados, totalizando 40.473 casos de recuperação.

O boletim revela também que há menos cinco doentes internados (de um total de 316), mas houve um aumento de um doente em cuidados intensivos em relação a sexta-feira.

A região Centro contabiliza 4.648 casos confirmados (mais 14), o Alentejo regista 885 casos confirmados (mais 17), e o Algarve 1.014 casos (mais sete).

No que respeita a óbitos registados, o Centro mantém 253 mortes, o Alentejo 22 e o Algarve 17.

Nos Açores, há sete novos casos, totalizando 199 desde o início da pandemia, e, na Madeira, há duas novas infeções, de um total de 140, continuando sem registar qualquer óbito por covid-19.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados