Para William Carvalho, não há dúvidas de que o rock é um estilo “universal”. Certo de que não há uma pessoa indiferente ao ritmo consagrado por nomes como Elvis Presley, o cozinheiro não demorou muito para associar a identidade do projeto que tinha com o género musical.

Sob os novos ventos que embalam a restauração, o brasileiro, que há cinco anos vive em Portugal, lançou uma marca exclusiva para delivery há dois meses. No dia 13 de junho – Dia Mundial do Rock –, nasceu numa cozinha da Marinha Grande a hamburgueria Rock Burger Stars, que quer recriar os sabores mais clássicos de pão e carne, lançando mão de muitas referências, fossem de sabores nacionais ou estrofes musicais.

William Carvalho refez seus planos de negócio durante a pandemia Fotos: Thiago Jesus

“Não é mais do mesmo”, avisa o chef, que divide atenção também com as criações da cozinha do Restaurante Regional. “Eu quis criar os hambúrgueres de forma diferente e colocar referências de sabores portugueses”, explica. Desse modo, é possível pedir, entre as 13 opções da ementa, um Xutos e Pontapés, com burger de vitela, tiras de chouriço, queijo Terra Nostra e pimentos padrón, ou um ACDC, servido em pão de caco, com recheio de cachaço de porco. “Foi tudo pensado”, garante William, que remodelou por completo o plano empresarial que tinha, devido à pandemia.

Farto de passar em frente a um fast food internacionalmente conhecido e ver as longas filas à espera de um produto essencialmente industrializado, o cozinheiro apostou na entrega em casa, sem intermediários, e na frescura dos alimentos. “Eu confeciono na hora”, contextualiza o formato de produção aos pedidos, que podem ser feitos através do WhatsApp Business ou do site da loja.

“É difícil convencer o português a deixar de comer o bacalhau com natas para pedir um hambúrguer”, reconhece o empresário, lembrando a limitação inerente ao produto único que escolheu para trabalhar. Ainda assim, William abusou da criatividade e do marketing para construir a sua carteira de clientes. “Moldávos, espanhóis, franceses, brasileiros…”, lista, sublinhando que já tem “clientes habituais” num negócio que tem apenas “dois meses de vida”.

Na ementa as referências ao rock vão dos Xutos e Pontapés aos Beatles

Mas junto dos pedidos recorrentes vieram outras dúvidas: E o espaço físico? “A ideia que a marca deu é que estamos num espaço brutal”, comenta o cozinheiro, anunciando que é essa expectativa que pretende alcançar em breve. Depois de “fortalecer a marca”, William pretende abrir uma loja física, que já tem estrutura definida: luz baixa, sofás e muito rock and roll na playlist. Onde? “Eu quero abrir em Leiria”, antecipa. “Não tem como fugir dessa localização”.

Rock Burger Stars

913 872 601
Entregas Marinha Grande (gratuito), Leiria (2,50€) e outras localidades próximas (preço a combinar)
Preço médio 10 euros
Funcionamento De segunda a sábado das 12 às 15 horas. Às sextas e sábados das 19 às 23 horas.