São 33 as empresas gazelas identificadas no distrito de Leiria e no concelho de Ourém em 2019 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Pela primeira vez, a região Centro têm mais de 100 empresas gazela – 112 no total – que apresentam “um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios” num curto espaço de tempo.

Deste universo, 14 são do concelho de Leiria, motivo pelo qual a cidade do Lis foi escolhida para a entrega simbólica do galardão na próxima terça-feira. Este será entregue pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, à Lubrifuel III (empresa Gazela 2019 com o maior volume de negócios em Leiria), numa cerimónia restrita devido às contingências impostas pela pandemia de Covid-19.

As 112 empresas Gazela 2019 repartem-se por 42 municípios da região Centro, sendo os concelhos de Leiria (14), Coimbra (9) e Aveiro (8) os que têm um maior número.

Com mais empresas distinguidas, seguem-se os municípios de Torres Vedras (7), Ourém (6), Caldas da Rainha e Alenquer (com 5 cada);  Albergaria-a-Velha, Estarreja e Lourinhã (4 cada); Figueira da Foz, Ílhavo, Ovar, Vagos e Viseu (3 cada).

A nível local, e além de Leiria, Ourém e Caldas da Rainha, foram identificadas empresas gazela em Alcobaça, Ansião, Batalha, Bombarral, Marinha Grande, Óbidos, Pombal e Porto de Mós (uma em cada concelho).

Segundo a CCDRC, as empresas gazela correspondem a “uma pequena percentagem do universo empresarial”, mas cada uma delas “vale ouro”, pois apresentam ritmos elevados de crescimento (acima de 20% ao ano) e de geração de postos de trabalho, mesmo em tempos de estagnação das economias.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, sublinha que “estas 112 empresas representam o dinamismo económico e empresarial e a diversidade setorial” da região Centro.

De acordo com estudo efetuado pela CCDRC, “o número de empresas gazela identificadas na região Centro aumentou (18%) face ao ano de 2018, passando de 95 para 112 empresas em 2019”.

“Mesmo em circunstâncias difíceis, muitas vezes em territórios vulneráveis, são uma amostra de todas as empresas e dos empresários que diariamente ousam apostar, correr riscos e empreende.
Nos últimos oito anos, temos vindo a acompanhar este segmento de empresas que gostaríamos de ver multiplicadas e distribuídas pela região Centro, dado o seu contributo para a criação de emprego e riqueza”Isabel Damasceno, presidente da CCDRC

“Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2015 e 2018, passando de 1.261 trabalhadores para 3.490 trabalhadores”, acrescenta a CCDRC em comunicado.

Já o volume de negócios “cresceu cerca de 16 vezes entre 2015 e 2018, pois faturaram 79 milhões de euros em 2015 e 1.248 milhões de euros em 2018”.

Segundo o mesmo estudo, “metade (55% do total) das 112 empresas gazela apresentavam valores de exportações”, sendo que “o total de exportações destas empresas somava cerca de 88 milhões de euros, em 2018, o que representava, em termos médios, 07% do volume de negócios”.

“Um quarto destas empresas desenvolve as suas atividades no setor da construção que, em conjunto com as indústrias transformadoras (23%) e o comércio (19%), representam 67% das empresas gazela da região”, refere.

A CCDRC refere ainda que, “no final de 2019, 68% das empresas gazela que se candidataram aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 estão já a ser apoiadas, num total de 44 projetos (40 dos quais no Centro 2020), que representam 43 milhões de euros de investimento e 17 milhões de euros de incentivo”.

Lista das empresas gazela 2019 no distrito de Leiria e concelho de Ourém (com autorização para a sua divulgação)

NOME ATIVIDADE ECONÓMICA MUNICÍPIO 
Albacentro, Lda Manutenção e reparação de veículos automóveis Leiria 
Arlindo Lopes Dias, Unipessoal Lda Construção de edifícios Ourém 
Avibidoeira – Avicultura, Lda Avicultura Leiria 
Dancebox Unipessoal Lda Transportes rodoviários de mercadorias Leiria 
Door Travel, LdaAtividades das agências de viagem Pombal 
Engrenagens do Centro NFL, Lda Fabricação de rolamentos, de engrenagens e de outros órgãos de transmissão Leiria 
Escovinox, Lda Fabricação de portas, janelas e similares em metal Leiria 
Estores Colaço – Unipessoal, LdaMontagem de trabalhos de carpintaria e de caixilharia Caldas da Rainha 
Fase Criativa, Unipessaal, Lda Instalação eléctrica Caldas da Rainha 
Getdigital, Lda Portais Web Leiria 
Imoinject – Injecção e Produção de Plásticos, LdaFabricação de matérias plásticas sob formas primárias Marinha Grande 
Inovação Positiva, Unipessoal Lda  Atividades de mediação imobiliária Ourém 
L Rebourém, Lda Construção de edifícios Ourém 
Logaritmodisseia, Lda Outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão Ourém 
Lubrifuel III – Gestºão de Estações de Serviço, Lda Comércio a retalho de combustível para veículos a motor, em estabelecimentos especializados Leiria 
Memorderiva Máquinas e Equipamentos Industriais Unipessoal Lda Comércio por grosso de máquinas-ferramentas Leiria 
Natfood Portugal, LimitadaComércio por grosso de outros produtos alimentaresCaldas da Rainha 
Nespa – Produtos Alimentares, Unipessoal LdaPastelaria Alcobaça 
Omnipelletes, LdaFabricação de briquetes e aglomerados de hulha e lenhiteLeiria
Ratatui – Desinfestação e Desratização, LdaAtividades de desinfecção, desratização e similaresLeiria
Safra de Sabores, LdaCultura de outros frutos em árvores e arbustosLeiria
Segmentoprovável – Serviços e Manutenção, LdaConstrução de redes de transporte de águas, de esgotos e de outros fluídosAnsião
Simetria Abstacta – Perfis Metálicos, LdaFabricação de outros produtos metálicos diversos, n.e.Batalha
T-Dreams, Unipessoal LdaArrendamento de bens imobiliáriosOurém
Traços da Lagoa – Construções, LdaConstrução de edifícios (residenciais e não residenciais)Caldas da Rainha
Urios Portugal, Unipessoal, LdaAtividades de cobranças e avaliação de créditoPorto de Mós
Vilaf Fitness, LdaAtividades de ginásio (fitness)Ourém
Fonte: CCDRC

Com Lusa