Assinar
Cultura

Jornadas Europeias do Património arrancam hoje e têm mais de uma centena de propostas na região

A listagem de atividades está disponível online e, para a região, contempla 101 propostas no distrito de Leiria, a que se somam quatro no concelho de Ourém.

Mais de uma centena de propostas e atividades compõem a oferta distrital para a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património (JEP) que arrancam hoje, sexta-feira.

Monumentos com entrada gratuita, como é o caso dos mosteiros da Batalha e Alcobaça, percursos, visitas, colóquios e um vasto leque de iniciativas decorrem nos diversos concelhos do distrito até domingo.

Este ano, há igualmente uma significativa percentagem de atividades que são realizadas online.

A nível nacional, as jornadas que se realizam entre hoje e domingo sob o tema “Património e Educação”, contam com mais de 800 propostas de atividades.

Todas as atividades presenciais, segundo a DGPC, cumprem as medidas de segurança e as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), desde 300 visitas, guiadas e livres, 45 espetáculos, 45 exposições, 67 oficinas e 34 conferências.

Devido à pandemia de covid-19, em 2020 as JEP distinguem-se por uma oferta “sem precedentes de eventos ‘online’”, que inclui 82 visitas e exposições virtuais, 56 apresentações e 57 filmes, segundo a mesma fonte.

No caso dos museus, palácios e monumentos sob tutela da DGPC, a gratuitidade aplica-se da seguinte forma: hoje e no sábado, aos visitantes que participem nas atividades programadas no âmbito das JEP, e no domingo, a todos os visitantes.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são consideradas o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, com mais de 70 mil eventos organizados todos os anos visando sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.

A listagem de atividades está disponível online e, para a região, contempla 101 propostas no distrito de Leiria, a que se somam quatro no concelho de Ourém.  

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados