Assinar
Leiria

Politécnico de Leiria preenche quase 88% das vagas na primeira fase de acesso ao ensino superior

Design Gráfico e Multimédia, da Escola Superior de Artes e Design é o curso com a mais elevada nota de entrada no instituto de Leiria: 160,7.

foto do exterior do edifício A da ESTG
Foto de Arquivo

Das 2.146 vagas disponíveis no Instituto Politécnico de Leiria na primeira fase de acesso ao ensino superior, 1.886 foram já preenchidas, o que corresponde a 87,9%. Engenharia Informática é o curso com mais vagas (111), todas já preenchidas nesta primeira fase, sendo 135,3 a nota do último colocado.

Os dados constam dos resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior público 2020 divulgados esta noite, a partir das 00h01 de domingo, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior.

Gestão, com todas as 93 vagas preenchidas (nota do último colocado: 140,0), Enfermagem (85 vagas preenchidas e 145,2 como nota do último colocado) e ainda Design Gráfico e Multimédia que preencheu todas as 78 vagas disponíveis, são os cursos com mais alunos colocados. Este último, ministrado na Escola Superior de Artes e Design é o curso com a mais elevada nota de entrada do último aluno colocado, do instituto de Leiria: 160,7.

Esta é uma nota que supera o valor que este mesmo curso registou na primeira fase do ano passado. Efetivamente, com 152,4, em 2019, este foi igualmente o curso do Politécnico de Leiria com nota mais alta do último colocado.

No concurso deste ano, o curso de Animação Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, registou a nota de entrada mais baixa (100,0) entre as licenciaturas do Politécnico de Leiria.

Vagas e notas dos cursos do Politécnico de Leiria (clique na imagem para ampliar)

No total, 32 cursos preencheram totalmente as vagas e apenas Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (regime pós-laboral) não colocou nenhum aluno nas 15 vagas disponíveis. Há ainda três cursos de engenharia – Engenharia Civil, Engenharia da Energia e do Ambiente e Engenharia Mecânica (regime pós-laboral) – que apenas colocaram um aluno cada.

Porto e Lisboa dominam notas mais altas

A nível nacional, Lisboa e Porto lideram. Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e Engenharia Física Tecnológica igualmente do Instituto Superior Técnico, foram os cursos com a mais alta nota de entrada (os três com 191,3).

Bioengenharia da Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia) com 191,0 e Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (Universidade do Porto) com a nota de 189,8, completam o top cinco dos cursos com notas mais elevadas. 

Segundo os dados da Direção Geral do Ensino Superior, nesta primeira fase foram colocados 50.964 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a um aumento de 15% em relação à mesma fase do concurso do ano passado.

Apresentaram-se a concurso 62.561 candidatos e sobraram 6.050 vagas para a segunda fase do concurso.

Nota de redação: Artigo atualizado às 0h43 com quadro com os cursos do Politécnico de Leiria e os resultados da primeira fase de acesso ao ensino superior.

Artigo corrigido e atualizado às 23h14 de 27 de setembro. Os dados inicialmente divulgados, não levavam em conta os cursos da Escola Superior de Saúde de Leiria que, no ficheiro utilizado para a elaboração do artigo, surgem separados dos restantes cursos do Politécnico de Leiria. Esse facto altera o cálculo inicialmente efetuado, aumentando para cerca de 88% as vagas preenchidas. Pelo lapso, apresentamos as nossas desculpas aos visados e aos leitores.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados