O calor está aí e parece que veio para ficar.

Nos próximos dias, as temperaturas vão ultrapassar os 30 graus centígrados em vários concelhos da região e o risco de incêndio também é, em alguns locais, máximo.

Ansião é o concelho que regista a maior temperatura no dia de amanhã, sexta-feira, com 37ºC, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Desde as 12 horas de hoje, quinta-feira, e as 18 horas de amanhã, sexta-feira, 4 de setembro, Leiria está com aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

A zona norte e centro do distrito vai ter, até ao final da próxima semana, temperaturas máximas superiores a 30 graus, e as mínimas variam enttre os 15 e os 20º C. Já a sul do distrito e na zona oeste, os termómetros oscilam entre os 12 e os 27ºC, informa o IPMA.

A radiação ultravioleta tem nível 8, o que recomenda uma maior prevenção por parte dos cidadãos, com a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, guarda-sol e protetor solar e, claro, evitar a exposição solar.

Também a partir de hoje, o IPMA colocou com o risco máximo de incêndio 60 concelhos de oito distritos do continente, entre eles Leiria. A situação deverá manter-se até ao início da próxima semana. São eles Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

Perante a existência de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde alerta para alguns cuidados a reforçar neste período: a ingestão de água deve ser reforçada; utilização de roupa leve, preferencialmente de algodão; refrescar as habitações; e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos. Os grupos de risco, crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos devem ter cuidados redobrados, segundo a DGS.