Assinar
Covid-19

Covid-19: Leiria tem mais 33 casos positivos e há um surto num lar em Colmeias

Quase 25% dos casos de infeção detetados na região encontram-se ativos. Há mais 66 resultados positivos e 19 recuperações desde ontem.

Imagem microscópica do novo coronavírus

O concelho de Leiria volta hoje a destacar-se no relatório diário da Proteção Civil sobre a Covid-19. Há mais 33 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 169 o total de casos ativos no concelho.

Foi entretanto identicado um surto num lar de terceira idade na União de Freguesias de Colmeias e Memória, com vários utentes e funcionários infectados.

Ao REGIÃO DE LEIRIA o presidente de junta Artur Santos confirma a existência do surto, “não há como esconder”, refere, mas reencaminha os esclarecimentos para as autoridades de saúde pública de Leiria, que estão a acompanhar a situação.

Apesar de não adiantar pormenores, o autarca, através da página de Facebook da autarquia, alerta para o aumento de casos na freguesia e apela à “atenção de toda a população, para os cuidados a ter, recomendados pela DGS”.

Em declarações ao Diário de Leiria, Odete Mendes, delegada de saúde pública, explicou que o primeiro caso positivo foi detetado no domingo e desde então está a ser realizado o acompanhamento permanente de todas as pessoas da instituição, sendo que “todos os residentes na instituição estão infetados mas assintomáticos”.

Desde ontem, foram registados mais 66 casos na região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém). Aos 33 do concelho de Leiria somam-se mais sete em Ourém, cinco na Marinha Grande, quatro na Batalha e em Alcobaça, três na Nazaré e dois em Porto de Mós.

Com os novos casos, o total de pessoas com a infeção ativa passa de 541 para 588, ou seja, 24,91% dos casos identidicados desde o início da pandemia, em março, estão ativos.

Entretanto foi hoje também conhecido uma atualização ao surto do lar das Vergieiras, da Misericórdia da Marinha Grande, que tem já uma vítima mortal utente da instituição, bem como outros cinco utentes e nove funcionárias testaram positivo para a doença, disse hoje à agência Lusa o provedor.

As recuperações também aumentaram nas últimas 24 horas, com Leiria a ser o concelho com mais pessoas a superar a doença, dez.

Há mais nove recuperações, distribuídas pelos concelhos de Pombal (quatro), Batalha (dois), Alcobaça (um), Marinha Grande (um) e Nazaré (um).

Dos 2.360 casos identificados desde o início da pandemia, 1.720 já estão recuperados.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste Cim Médio Tejo e municípios

Portugal tem 4.656 casos positivos e 40 óbitos

Portugal registou hoje um novo máximo de pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) desde o início da pandemia de covid-19, com 275 pessoas hospitalizadas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), mais seis do que ontem.

O valor máximo de internamentos em cuidados intensivos foi registado em 07 de abril, dia em que 271 pessoas estavam nestas unidades hospitalares com covid-19.

O número de internamentos em unidades hospitalares é de 1.927, mais 93 do que quinta-feira.

O número de novos casos também é um novo recorde: 4.656, dos quais 2.831 no norte do país e 1.357 na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Há ainda 40 óbitos, num total de 2.468 desde início da pandemia: 19 na região Norte, 13 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Centro, três no Alentejo e dois no Algarve.

(em atualização)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados