É o segundo óbito em três dias. Leiria regista a quinta vítima mortal por Covid-19, depois de na passada segunda-feira, dia 5, se ter confirmado o quarto óbito no concelho.

A região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém) regista, desde o início da pandemia, em março passado, 48 vítimas mortais, com complicações associadas à infeção pelo novo coronavírus.

Desde ontem, terça-feira, foram contabilizados mais 23 casos positivos: seis na Marinha Grande, cinco em Pombal, quatro em Alcobaça e nas Caldas da Rainha, dois em Porto de Mós e um em Leiria e em Peniche.

Em Peniche, há registo de um novo caso. Ontem, o delegado de saúde pública, Renato Martins, confirmou a existência de um surto relacionado com as embarcações de pesca de longo curso.

“O surto está controlado” até agora, referiu o médico à Lusa, explicando que foram confirmados resultados positivos em 19 tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca e num trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche, onde as embarcações se encontravam.

Já o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, que abrange o concelho de Ourém, não revelou os dados na região nos últimos dois dias, pelo que é expectável que os números aumentem no próximo relatório divulgado. Os dados mais recentes reportam-se a domingo, dia 4.

Nas últimas 24 horas, o número de recuperações é de 13: seis em Pombal, cinco no concelho de Leiria, uma em Caldas da Rainha e outra na Batalha.

Com este aumento de novos casos, o número de doentes ativos volta a subir para 365 casos.

Fonte: Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, CimOeste Cim Médio Tejo e municípios

Voltam a aumentar os casos em Portugal

Portugal regista hoje mais oito óbitos por covid-19, em relação a terça-feira, e mais 944 casos de infeção confirmados, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgados.

De acordo com o boletim epidemiológico diário, o total de óbitos por covid-19 desde o início da pandemia é agora de 2.040 e o total de casos confirmados é de 81.256 infetados.

O número de doentes dados como recuperados também registou um aumento, havendo hoje mais 325 pessoas recuperadas, registando-se agora um total de 51.037 casos nessa situação.

A DGS regista ainda mais 32 internamentos nas últimas 24 horas, passando para 764 o total de pessoas internadas, enquanto o número de doentes em unidades de cuidados intensivos não sofreu alterações face ao dia de ontem (104).

Os oito óbitos registados ocorreram nas regiões Lisboa (cinco), Norte (um), Centro (um) e Algarve (um).

Lisboa e Vale do Tejo é hoje a região onde se regista o maior número de novos casos com 494 confirmados nas últimas 24 horas, seguida da região Norte com 356 novos casos.