Assinar


Desporto

Óbidos lança rede com 120 quilómetros de percursos pedestres

Dos vinte percursos, seis já estão ativos. A autarquia prevê que até ao final de 2022 a rede esteja concluída.

A apresentação da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Óbidos decorreu a 12 de outubro Foto: Câmara de Óbidos

A Câmara de Óbidos quer concluir até 2022 uma Rede Municipal de Percursos Pedestres, numa extensão de 120 quilómetros, que promove a interligação entre todas as freguesias e os locais de interesse turístico e paisagístico do concelho.

A rede irá contar com “20 percursos temáticos, relacionados com pontos de interesse de cada uma das freguesias, como os ginjais, os moinhos ou arrota do calcário, entre outros”, disse hoje à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-estar, Margarida Reis.

O projeto, integrado no programa municipal “Óbidos mais ativo”, visa implementar uma rede integrada de vias multiúsos, incluindo ecovias, percursos pedestres, cicláveis, acessíveis, e rotas temáticas que ligarão todo o concelho.

Dos vinte percursos, seis já estão ativos, prevendo a vereadora que “até ao final de 2022 toda a rede esteja concluída”.

A criação de alguns percursos e a recuperação de outros que já existiam foram candidatos a programas do Turismo de Portugal, dependendo o investimento da autarquia “do valor dos apoios que venham a ser aprovados”, explicou Margarida Reis.

Os percursos já concluídos foram apresentados na segunda-feira, data em que foi também celebrado um protocolo entre a Câmara e todas as Juntas de Freguesia do concelho que ficarão responsáveis pela manutenção e conservação dos diversos trilhos que passem pelos seus territórios.

Guia dos Percursos Pedestres e de BTT 2020

A autarquia lançou um site na internet com informação sobre a extensão e o grau de dificuldade de cada um dos percursos, alguns dos quais, segundo Margarida Reis, “se pretende que venham a ser candidatos a integrar a Grande Rota dos Percursos Pedestres, que engloba percursos e trilhos e vários países da Europa”.

A informação sobre os percursos e as suas características técnicas está disponível em desdobráveis individuais, no Posto de Turismo de Óbidos, ou em www.obidos.pt, no separador ‘Percursos Pedestres’.

Conheça estes e outros trilhos no Guia de Percursos Pedestres e BTT de 9 julho 2020, editado pelo REGIÃO DE LEIRIA.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados