Assinar
Leiria

Deputados do PSD eleitos por Leiria querem 5 milhões para Pinhal de Leiria

Proposta para o Orçamento do Estado inclui criação de portal que permita à população acompanhar a recuperação da área ardida.

O PSD quer que o Governo invista um mínimo de 5 milhões de euros em ações d esilvicultura que permitam a rearborização e a regeneração natural do Pinhal de Leiria.

Numa nota divulgada pelos social-democratas eleitos por Leiria, os deputados recordam que “a recuperação da Mata Nacional de Leiria encontra-se atrasada”, tendo sido, por isso, apresentada uma proposta para inclusão no Orçamento do Estado para 2021 de uma verba de 5 milhões de euros para esse fim.

O PSD frisa que “apesar das diversas recomendações políticas e técnicas” sobre a recuperação da zona ardida, o Governo “não contemplou nenhuma verba específica na Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2021 para a Mata Nacional de Leiria”.

Assim, “considerando que a venda de madeira ardida proveniente dos incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria está 99% concluída e rendeu 16 milhões de euros”, o Grupo Parlamentar do PSD defende que “este valor deve ser integralmente investido na Mata Nacional de Leiria até 2024”, iniciando-se em 2021 “uma execução financeira de pelo menos 5 milhões de euros em ações de silvicultura que permitam a rearborização e o sucesso de regeneração natural”.

A par desse investimento, dos deputados do PSD por Leiria propõem “a criação de portal eletrónico de acesso geral onde é divulgada a informação sobre a recuperação do Pinhal de Leiria”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados