Assinar Edições Digitais


Leiria

Escola Superior de Saúde de Leiria abre polo em Torres Vedras

Polo da ESSLei deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo, no edifício do município de Torres Vedras.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, vão avançar com uma parceria com vista à criação de um polo da Escola Superior de Saúde de Leiria na cidade.

O acordo a estabelecer com o IPLeiria foi aprovado na reunião do executivo municipal de ontem, terça-feira.

“A criação de um polo de ensino superior na área da saúde pretende dar resposta às necessidades formativas da região e aumentar a atratividade do concelho”, refere o município em nota de imprensa.

O polo é também considerado fundamental para a escolha da localização do novo hospital para o Oeste, uma vez que, explica, “além das parcerias em termos de estágios e formação contínua dos profissionais de saúde, é um polo agregador de projetos de investigação na área da saúde”.

Segundo a autarquia, o polo da Escola Superior de Saúde deverá entrar em funcionamento no próximo ano letivo 2021/2022, no antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras.

No primeiro ano, vai ter uma turma de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica e três cursos superiores profissionais, já em funcionamento no Núcleo de Formação do IPL em Torres Vedras.

Vão também ser propostas licenciaturas em Ciências Biomédicas Laboratoriais e Podologia.