Assinar
Leiria

Esta noite há “chuva de chícharos” para fintar a pandemia

Usualmente, estaria a decorrer um certame que atrai milhares. Este ano é diferente: há refeições em drive-in. E, na noite deste sábado, uma festa transmitida pelas redes sociais.

A 15ª edição do Festival Gastronómico e Cultural “O Chícharo da Serra”, em Santa Catarina da Serra, Leiria foi adiada, por causa da situação pandémica. Nos moldes em que costumava decorrer, não pode ser concretizado. A organização, todavia, não baixou os braços.

A pandemia não travou o festival que todos os anos celebra o chícharo em Santa Catarina da Serra. Há refeições em drive-in e, na noite deste sábado, uma festa transmitida pelas redes sociais.

É certo que a vila não vai receber as cerca de 25 mil pessoas, fãs da planta leguminosa que, pelas contas da organização, costumavam acorrer ao certame. Mas há formas alternativas de celebrar o chícharo.

“Duas das associações que servem refeições na tenda gastronómica do festival, adaptaram-se à situação atual e meteram os chícharos ao lume”, adianta a organização.

Este fim de semana, os escuteiros, do Agrupamento 1211, criaram um drive-in. Almoço e jantar deste sábado e no almoço de amanhã, domingo, junto ao salão paroquial de Santa Catarina da Serra, uma janela serve para efetuar o pedido, outra para pagamento e outra para entrega, explicam. O contacto físico, esse é mantido nos níveis minímos, asseguram.

Por sua vez, a Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira adotou o sistema de takeaway e de entregas ao domicílio neste domingo, dia 29. Bastará encomendar previamente na página da associação.

Hoje há “chuva de chícharos”

O facto de não poder haver público não impede que haja animação. A organização denomina-a como “chuva de chícharos”. Arranca pelas 21h30 deste sábado, duas bandas, oito convidados e dois DJs garantem a animação. Para acompanhar a festa, é apenas necessário seguir a transmissão em direto clicando aqui.

A organização assegura que pretende transmitir “as emoções que sentimos numa noite de Chícharos. Desta vez, virtualmente, mas com o mesmo empenho e vontade”.

Na noite deste sábado decorre ainda a divulgação de um vídeo realizado ao longo das últimas duas semanas. “Uma equipa de vídeo visitou as principais associações que colaboram com o festival e captaram imagens que respondem ao ‘Jerusalema Challenge’, numa referência a uma dança de um fenómeno viral na internet.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.