Assinar Edições Digitais
Leiria

Leiria liga luzes de Natal e inaugura programa de animação mais solidário

Programa prolonga-se até 3 de janeiro com muitos espetáculos de entrada livre e oferta de bens alimentares

A iluminação de Natal na cidade de Leiria foi inaugurada esta sexta-feira Foto: Fernando Rodrigues

Leiria ligou esta sexta-feira a iluminação de Natal, que abrange este ano o centro da cidade e a Praia do Pedrógão. Já o programa de animação natalícia arranca este sábado, com um novo formato, adaptado às contingências da pandemia.

O evento, que decorre este ano sob o mote “Leiria Natal”, irá prolongar-se até 3 de janeiro, mas sem pista de gelo, carrossel ou animações de rua.

O Município, que irá investir cerca de 200 mil euros na iluminação e animação natalícia (menos 300 mil do que em 2019), pretende reforçar, em alternativa, as iniciativas de cariz solidário, cultural e de apoio ao comércio local, com envolvimento das instituições e agentes locais.

Nas próximas seis semanas, a maioria dos espetáculos a realizar nos espaços culturais do Município terá entrada livre (consulte aqui o programa), sendo os participantes convidados a oferecer géneros alimentares não perecíveis ou artigos de higiene, a favor das instituições (IPSS) do concelho que prestam apoio a pessoas em situação vulnerável.

Já o comboio do Pai Natal irá este ano levar música às freguesias com participação das filarmónicas do concelho.

Foi ainda criada uma loja solidária online, através da qual as IPSS podem efetuar vendas de Natal para angariação de fundos para as suas atividades. A iniciativa visa compensar o facto de este ano não decorrer o Jardim Solidário.

Regressa ainda o programa Terra Alimenta Leiria + Solidário, com o objetivo de contribuir para a diminuição do desperdício alimentar na cadeia de produção e distribuição de alimentos. Produtores, vendedores e compradores do Mercado de Leiria são convidados a oferecer produtos frescos às IPSS sem apoio de fundos públicos do concelho, num valor total estimado de 10 mil euros.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria anuncia ainda estar a preparar a distribuição de cabazes de Natal a famílias em situação de vulnerabilidade social, a instituições de apoio social e da área da saúde e proteção civil, numa ação conjunta com as Juntas de freguesia e IPSS, no valor de 30 mil euros.

Prémios para quem comprar no comércio local

Incentivar as compras de Natal nos estabelecimentos de comércio local do concelho de Leiria e nas lojas online do Leiria Market e Mercado de Leiria é o objetivo do Leiria Christmas Market 2020.

A iniciativa, promovida pelo Município e pela ACILIS, irá sortear 1.500 euros em prémio, a dividir por 10 vencedores que irão receber 150 LeiriaCoin (150 euros) para gastar, exclusivamente, nas lojas aderentes ao projeto.

O sorteio tem lugar a 28 de dezembro. Para ficar habilitado, basta fazer compras nos estabelecimentos aderentes, na loja online do Leiria Market ou no Mercado de Leiria, sendo atribuído um cupão de participação por cada 10 euros de compras, ou dois se as compras forem efetuadas, de segunda a sexta-feira, até às 13 horas (exceto loja online).