Assinar


Cultura

Metropolitana de Lisboa e Jill Lawson trazem concerto “Imperador” a Leiria

A pianista luso-americana e a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpretam Beethoven no Teatro José Lúcio da Silva dia 14 de novembro.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa apresenta-se em Leiria, com a pianista luso-americana Jill Lawson, para interpretar, de Ludwig van Beethoven, o Concerto para Piano e Orquestra N.º 5, “Imperador”, e a Sinfonia N.º 2.

Este programa, sob a direção do maestro titular Pedro Amaral, é apresentado no sábado, 14 de novembro, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva.

Em comunicado, a Metropolitana avança que o Concerto para Piano e Orquestra n.º5, “Imperador”, “não se refere certamente a Napoleão Bonaparte, cujas tropas bombardeavam a cidade de Viena em 1809, na mesma altura em que a obra foi composta”.

“Na adversidade da situação, o músico respondeu ao som do fogo inimigo com um estilo eloquente e determinado. Mais de duzentos anos passados, ainda ecoa sublime”, acrescenta a Metropolitana.

A Sinfonia n.º 2 foi composta sete anos antes, “num ambiente muito contrastante, entre as paisagens idílicas de Heiligenstadt, uma pequena localidade situada nos arredores de Viena”, quando o compositor germânico já enfrentava a progressiva surdez.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados