Assinar
Desporto

Morreu Vítor Oliveira, o treinador do norte que fez a União de Leiria regressar à Primeira Liga

Treinador chegou a comandar os destinos técnicos do União de Leiria, equipa que liderou na subida ao primeiro escalão do futebol luso

Vítor Oliveira, treinador com uma longa carreira no futebol português, morreu hoje, aos 67 anos, depois de se sentir indisposto enquanto caminhava na zona de Matosinhos, confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.

O ex-jogador e treinador, que estava sem clube desde que orientou o regresso do Gil Vicente à I Liga na época passada, foi assistido no local e transportado para o Hospital Pedro Hispano, mas acabou por não resistir.

O treinador chegou a comandar os destinos técnicos do União de Leiria, equipa que liderou na subida ao primeiro escalão do futebol luso, em 1998.

Na década de 90, do século passado, a equipa de Leiria sobe à I Liga na época 1993/94, comandada então por Manuel Cajuda. Vítor Manuel pega depois no comando técnico e faz duas boas temporadas.

Mas a terceira, 1996/97 acaba com uma nova despromoção à II Divisão de Honra. Um ano depois, pelas mãos de Vítor Oliveira, a União de Leiria regressa à I Liga.

A capacidade de conseguir subir as equipas ao escalão superior era a imagem de marca do treinador Vítor Oliveira. Aliás, ficou conhecido como o ‘rei das subidas’, já como treinador, ao festejar 11 promoções em 18 presenças na II Liga.

Entre 1978 e 2020, Vítor Oliveira comandou Famalicão, Portimonense, Maia, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Vitória de Guimarães, Académica, União de Leiria, Sporting de Braga, Belenenses, Rio Ave, Moreirense, Leixões, Trofense, Desportivo das Aves, Arouca, União da Madeira, Desportivo de Chaves e Paços de Ferreira.

Para além de ter subido a equipa de Leiria (1997/1998), Vítor Oliveira regressou ao comando técnico da União de Leiria em 2007–2008.

A equipa do Lis já reagiu à morte do técnico na sua página do Facebook, deixando um agradecimento ao técnico.

Natural de Matosinhos, Vítor Oliveira representou Leixões, Paredes, Famalicão, Sporting de Espinho, Sporting de Braga e Portimonense como futebolista.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.